Boa parte das fabricantes de origem europeia, em especial as de luxo, já tem traçados planos de se tornar 100% elétrica em um futuro breve. Contudo, a maioria tem como prazo algo para as próximas décadas, como era o caso da Jaguar. Mas a eletrificação total da inglesa virá bem mais cedo do que o esperado.
Segundo a revista Autocar, a Jaguar se transformará em uma marca de carros 100% elétricos já em 2025. A Land Rover também passará por esse processo, mas demorará mais tempo e terá eletrificação parcial.
No caso da Jaguar, os modelos atualmente em linha serão os últimos a serem equipados com motores a combustão, sendo gasolina ou diesel. Para tanto, os motores diesel até da Land Rover sairão de linha até 2026.
Rival da Tesla
As próximas gerações dos modelos da Jaguar já serão totalmente elétricas, começando pelo sucessor do sedã grande de luxo XJ, que já está em desenvolvimento. A ideia é manter toda a linha atual de modelos, porém devidamente eletrificados em suas novas gerações.
Assim, os SUVs F-Pace e E-Pace se juntarão ao I-Pace no mundo dos utilitários elétricos, enquanto as próximas gerações de XE e XF vão deixar de brigar com BMW Série 3 e Série 5, Audi A4 e A6, além de Mercedes-Benz Classe C e Classe E para rivalizar com os Tesla Model 3 e Model S.
Para isso, a Jaguar terá uma plataforma modular totalmente dedicada a carros elétricos (Electric Modular Architecture). Essa base também terá suporte para motores a combustão a fim de ser usada também pelos modelos da Land Rover enquanto estiverem em processo de transição.
Até o fim da década, o grupo Jaguar Land Rover acredita que 100% das vendas dos modelos da Jaguar será de carros elétricos, enquanto os Land Rover terão representação eletrificada de 60% do volume total.
>>JLR deve investir R$ 19 milhões em fábrica no Brasil
>> F-Type 2.0 mostra que nem todos precisam de um V6 – Impressões
>>Land Rover apresenta Discovery Sport 2021 e Evoque 2021 no Brasil