O assunto centro das atenções no último sábado foi o casamento do príncipe Harry e a atriz americana Meghan Markle.
Mas claro que ficamos atentos a outros detalhes, como os carros usados durante a cerimônia, entre eles: o Rolls-Royce Phantom IV que levou a noiva e o Jaguar E-Type, conversível no qual os noivos deixaram o local ao fim da cerimônia. E ele não era um clássico qualquer…
Esse é o E-Type Zero, apresentado em 2017 durante uma feira de tecnologia em Londres. E não se trata de uma réplica, já que essa versão, agora equipada com motor elétrico, foi feita com base em um modelo original de 1968, totalmente restaurado e convertido pela divisão de clássicos do grupo Jaguar Land Rover.
Debaixo do enorme capô, a maior mudança: em vez do motor seis cilindros e câmbio de quatro marchas, está um propulsor elétrico de 227 cv e transmissão ligada ao diferencial traseiro. E o resultado foi a clássica aceleração imediata de elétricos, com o E-Type Zero indo de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atingindo a velocidade máxima de 160 km/h (limitada eletronicamente). O esportivo pode rodar até 270 quilômetros.
The Duke and Duchess of Sussex depart Windsor Castle for a reception hosted by The Prince of Wales at Frogmore House, in a silver blue Jaguar E-Type Concept Zero. This vehicle was originally manufactured in 1968, and has since been converted to electric power #RoyalWedding pic.twitter.com/hRrxEUlFlJ
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) May 19, 2018
Na parte de dentro, foi adotado um novo painel de instrumentos, multimídia com tela central e acabamento de fibra de carbono, bem como um seletor de câmbio redondo igual ao dos modelos atuais da Jaguar Land Rover. A boa notícia é que a adaptação pode ser revertida, já que não houve alterações na carroceria.
Veja mais:
>> E-Pace é lançado no Brasil para ser o mais vendido da Jaguar
>> Jaguar apresenta I-Pace, seu primeiro elétrico
>> Jaguar terá somente híbridos e elétricos a partir de 2020