Depois do período de pré-venda iniciado em novembro, o Jaguar E-Pace é lançado oficialmente no Brasil. O irmão menor do F-Pace chega por aqui com pretensão de ser o Jaguar mais vendido do país, vindo com preço entre R$ 222.300 e R$ 278.080.
O novo E-Pace traz visual inspirado no esportivo F-Type, mas conta com visual de “hatch anabolizado” por conta das linhas ousadas da carroceria. Suas medidas são: 4,39 metros de comprimento, 1,98 m de largura, enquanto o entre-eixos é de 2,68 m. Já o porta-malas tem capacidade para levar até 577 litros.
No Brasil, o SUV mais compacto da Jaguar será vendido em quatro versões: a de entrada 2.0, R-Dynamic S, First Edition (limitada em 45 unidades) e a topo R-Dynamic SE. Em comum, todas as configurações trazem o mesmo motor Ingenium 2.0 turbo a gasolina, porém, com duas calibragens diferentes: de 249 cv e 37,2 kgfm de torque ou 300 cv e 40,8 kgfm — a segunda reservada apenas ao modelo mais caro.
A aceleração de 0-100 km/h das três primeiras versões fica em 7,0 segundos e máxima de 230 km/h, enquanto a versão R-Dynamic SE cumpre a mesma prova em 6,4 s e 243 km/h.
O motor 2.0 turbo faz parceria com o câmbio automático de nove marchas e a tração integral. Essa última conta com o sistema Active Driveline, que permite variar a força entre o eixo dianteiro e traseiro de acordo com a situação (para acelerar forte ou pegar uma estrada de terra). Dessa forma, pode-se enviar toda força para as rodas traseiras para transformar o E-Pace em um esportivo.
Com as primeiras unidades sendo entregues em abril, o novo Jaguar E-Pace terá que enfrentar a concorrência de modelos como BMW X3, Audi Q5, Mercedes GLC e até do “irmão” Range Rover Evoque (com o qual divide a plataforma).
Abaixo, confira a lista de itens de série de cada uma das versões:
E-Pace 2.0 (R$ 222.300): motor 2.0 turbo de 249 cv, e traz central multimídia com tela de 10 polegadas, câmera de ré, painel de instrumentos digital, rodas de 19 polegadas, assistente de manutenção em faixa, monitor de fadiga, revestimento interno em couro e bancos dianteiros com ajuste elétrico.
E-Pace R-Dynamic S (R$ 246.750): Soma rodas de 20 polegadas, sistema de navegação GPS Pro, câmera com visão de 360 graus, assistente de estacionamento semi-automático, retrovisor fotocrômico e retrovisores com luzes de aproximação, rebatimento elétrico e anti-ofuscamento.
E-Pace First Edition (R$ 275.900): versão limitada, vem com acabamento externo preto, rodas de 20 polegadas com desenho exclusivo, teto solar, cabine revestida em couro Windsor, sistema head-up display, chave presencial para acesso e partida, abertura ou fechamento do porta-malas por gestos e cabine com iluminação ambiente.
E-Pace R-Dynamic SE (R$ 278.080): equipado com motor 2.0 turbo de 300 cv, a versão topo de linha traz assistente de farol alto, abertura elétrica do porta-malas, sistema de som Meridian com 380 W, monitor de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, assistente de congestionamento e sistema de frenagem de emergência.
Veja mais:
>> Jaguar apresenta I-Pace, seu primeiro elétrico