Pegando a todos de surpresa, a JAC é a primeira marca no mundo a lançar um carro elétrico barato com baterias de estado sólido. Até então, apenas modelos bem mais caros usavam essa tecnologia, mas o subcompacto desenvolvido em parceria com a Volkswagen tem como intenção ser o primeiro grande passo desse novo tipo de baterias.
O JAC E-JS1 conta com baterias da HiNa e tecnologia modular da própria marca chinesa. Ao invés de usar lâminas, como a Blade da BYD, a bateria da JAC tem formato cilíndrico como se fossem grandes pilhas, formando uma colméia. A vantagem é não usar lítio, serem mais baratas na produção, mas têm menor densidade energética.
Informações sobre autonomia, contudo, são menos animadoras do que o esperado. Lá na China, o JAC E-JS1, vendido como Sehol E10X, tem versões com autonomia que batem os 505 km no ciclo CLTC, que é extremamente otimista. Na versão com bateria de estado sólido, a autonomia cai para 252 km. A vantagem é que o preço de venda do carro deve baixar
Contudo, o tempo de carregamento é bom, já que as baterias recuperam energia de 10% a 80% em apenas 20 minutos usando carregadores 4C. Vale ressaltar que a JAC venderá o E-JS1 com baterias de estado sólidos na nova submarca Yiwei, a mesma que desenvolveu um novo hatch compacto para brigar com o BYD Dolphin e GWM Ora 03 que já está em testes no Brasil.
Anteriormente, o modelo era comercializado na China pela Sehol, uma marca que foi criada em parceria com a Volkswagen. A Sehol, antes chamada de Sol, era para vender elétricos baratos e modelos da Seat. Mas com a compra da Volkswagen de uma fatia larga da JAC e a transferência de modelos Sehol para a JAC, a marca será descontinuada em 2024.
Acha que esse JAC E-JS1 com novas baterias deve ser vendido no Brasil? Conte nos comentários.
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