No mundo moderno de hoje em dia, a grande maioria dos carros é recheada de itens de série ou opcionais tecnológicos. São equipamentos inimagináveis há alguns anos em carros de entrada ou até modelos que não têm proposta tecnológica. Só que alguns até passam do ponto e se tornam inúteis.
Na Pergunta da Semana queremos saber: qual o item mais inútil em um carro? Conte nos comentários aquele equipamento que, para você, não tem a menor necessidade de existir, mas as montadoras insistem em equipar seus carros com eles. Mas antes, as escolhas da nossa equipe de jornalismo.
Park Assist – João Brigato / editor
Entendo que muita gente tem dificuldade para fazer uma baliza e que esse sistema ajuda, mas a maioria dos carros equipados com Park Assist só tem seu uso feito para mostrar ao vizinho. Na vida real, o Park Assist é lento demais para não provocar buzinadas no trânsito e só serve para que os donos desses carros os exibam estacionando sozinhos.
Sensor de chuva – Leo Alves / repórter
Por mais que seja uma comodidade que o limpador de para-brisa seja ativado automaticamente, não é algo de fato necessário nos carros. Sensor de chuva é polêmico, mas acho meio inútil. Nunca funciona direito e, se você não é capaz de perceber que está chovendo, talvez você não devesse dirigir.
Ar-condicionado touch – Felipe Yamauchi / repórter
Por mais que seja vistoso e bonito, o ar-condicionado controlado por superfícies touch é uma das piores coisas que fizeram com os carros atuais. Ruim de mexer, suscetível a sujeira e nada prático, esse tipo de item ficou popular nos Honda de geração anterior, foi adotado recentemente pela Volkswagen e piora (muito) quando é conjugado à central multimídia.
E para você: qual o item de série ou opcional mais inútil em um carro? Conte nos comentários.
>>Estudo revela o real risco de incêndio dos carros elétricos
>>GM só perde dinheiro com carros elétricos, mas isso vai mudar em 2024