.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Destaque

IPVA 2023 começa em janeiro; veja como pagar menos

Imposto é cobrado desde 1986 e em janeiro a maioria dos estados já começa a cobrar o IPVA 2023 dos proprietários de veículos

Não esqueça de pagar o IPVA - Isenção IPVA 2025 [pixabay]
Não esqueça de pagar o IPVA [pixabay]

O ano novo está chegando e, com ele, o IPVA 2023 também já bate à porta. Tão inevitável quanto a virada do calendário, o imposto já começa a ser cobrado em janeiro na maioria dos estados brasileiros. Porém, para ajudar um pouco a vida dos motoristas, é possível parcelar o valor cobrado em algumas parcelas.

Criado em 1986, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele substituiu a Taxa Rodoviária Única (TRU), e tem como finalidade abastecer os cofres públicos para os serviços que são necessários, e não apenas para a melhoria e manutenção de ruas. A quantia é dividida entre o governo federal, estados e municípios.

Atualmente, alguns estados permitem acessar o valor do imposto diretamente no caixa eletrônico ou aplicativo dos bancos, sendo necessário apenas incluir o número do Renavam do veículo. Esta informação está presente no documento do carro, e basta inserir a sequência numérica para saber qual será o valor cobrado.

Não esqueça de pagar o IPVA [pixabay]

Como dito anteriormente, é possível parcelar o IPVA, para facilitar o pagamento. A maioria permite o parcelamento em até três vezes, mas há estados que facilitam o pagamento em até seis prestações. O pagamento à vista costuma ter desconto, e que vai de 3% até 20%, sendo que este último é praticado na Bahia. No Rio Grande do Sul, o desconto pode chegar a 32%, mas acumulando os benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão.

Multa por atrasar o IPVA 2023

Não pagar o IPVA não é uma infração de trânsito. Porém, o não pagamento do imposto impede o licenciamento do veículo. E rodar com o documento atrasado é uma infração gravíssima, de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira. Além disso, há o acúmulo de juros a cada dia de atraso no pagamento, o que pode resultar em um valor bem maior do que o cobrado inicialmente.  

>> Projeto de Lei quer zerar impostos para carros elétricos no Brasil

>> SP vai dar desconto no IPVA para carros híbridos e elétricos

>> IPVA e pedágio podem ficar mais baratos se você for um bom motorista