Por muitos anos, montadoras chinesas copiavam descaradamente carros internacionais, a própria Chery fez isso ao copiar o Daewoo/Chevrolet Matiz ao transformá-lo em QQ. Mas agora o jogo virou e o inédito Audi Q6 é estranhamente parecido demais com o Tiggo 8 Plus, modelo que futuramente estará nas revendas da CAOA Chery.
Apesar de ainda ser inédito no Brasil, o Tiggo 8 Plus já está em linha na China há quase dois anos. Ele é uma variante mais sofisticada do Tiggo 8 vendido pela CAOA Chery e tem até versão híbrida, chamada de e+. Nessa variante, o modelo chinês faz 74 km/l e ainda consegue atingir os 100 km/h em 4,9 segundos.
Q6 > Q7?
Mas a grande estrela de hoje, na realidade, é o inédito Audi Q6. Ele foi pensado para se situar entre o Q5 e o Q7, mirando especificamente a China, porém ele é maior que o Q7. São 5,09 m de comprimento, 2,01 m de largura e 1,78 m de altura no novo Q6. Isso faz dele 1 cm mais longo que o Q7, mas 1 cm mais estreito e 4 cm mais alto que o Q7.
Como na China é comum ter carros diferentes para o mesmo tipo de consumidor, não fica difícil entender o motivo pelo qual a Audi investiu no Q6 como alternativa ao Q7. O problema é que a dianteira com grade ovalada baixa e faróis retos se parece demais como Chery Tiggo 8 Plus. A parte superior dos faróis conectadas também é algo nada Audi.
O para-choque tem entrada de ar separada por um T no qual ficam as luzes auxiliares. Na lateral, um forte friso cinza acompanha a base das janelas e também os retrovisores. Ele se estende até a coluna C, formando um adereço de design único. Na traseira, lanternas conectadas de fato são elementos Audi, mas o logotipo da marca tem parte interna vermelha.
Com elementos de outros modelos da marca, a cabine não traz surpresas. Volante é o mesmo dos modelos e-tron, enquanto o layout geral da cabine lembra bastante o e-tron GT. Já as telas duplas são vistas em modelos mais caros da Audi.
Falando em outros modelos, o Audi Q6 terá o mesmo 2.0 turbo já bastante difundido na linha. Para o novo SUV, foi convocada a versão de 265 cv e 40,8 kgfm de torque e também a variante de 231 cv. Futuramente haverá opção V6 a gasolina. Não se sabe se o Q6 será vendido em outros países, ao contrário do Tiggo 8 Plus que, em breve, será um CAOA Chery no Brasil.
>>Novo Tiggo 8 Plus e+ é rápido como Porsche e econômico como um Kwid
>>CAOA Chery registra no Brasil SUV Exeed LX que faz 21 km/l
>>Honda Civic gourmet: Acura Integra tem 200 cv e vai incomodar Audi A3