Destaque

Hyundai transforma Azera de primeira geração em elétrico retrô

Celebrando o passado para antecipar o futuro, Hyundai ressuscitou um Azera de primeira geração e o transformou em elétrico

Hyundai Azera
Hyundai Grandeur EV Heritages [divulgação]

A Hyundai está provando que o futuro espelha o passado. Depois de transformar um clássico Pony em versão elétrica para antecipar o Ioniq 5, agora ela converteu um Azera de primeira geração em eletricidade com uns toques modernos. Tudo para simbolizar o vindouro Ioniq 6, que será um cupê de quatro portas elétrico.

Chamado de Azera no Brasil, o sedã mais luxuoso da Hyundai na realidade usa o batismo Grandeur desde a primeira geração em 1986. Ele foi desenvolvido com ajuda da Mitsubishi, que lançou seu equivalente como Debonair. Hyundai Azera só passou a ser também seu nome em 2005 quando a quarta geração foi lançada.

Para celebrar o passado, a Hyundai trouxe um Grandeur de 1986 para 2021. O modelo trocou seu motor a gasolina por um elétrico e ganhou alguns toques modernos. Faróis e lanternas receberam iluminação em LED com pequenos pontos luminosos, que tem se tornado comum nos modelos Ioniq.

Hyundai Azera
Hyundai Grandeur EV Heritages [divulgação]
A grade também mudou, recebendo quadriculado cromado. Mas é por dentro que o modelo verdadeiramente mudou. Ele ganhou bancos em veludo vermelho típico da época, mas com formado mais moderno. Acabamento em madeira na lateral das portas foi substituído por LEDs multicoloridos.

Retro-chic

Já o painel ganhou uma enorme tela no estilo Mercedes-Benz, porém de um lado há o painel de instrumentos e no outro a central multimídia. Uma terceira tela instalada no console traz funções extras, incluindo um teclado estilo piano. O console central refeito traz nova manopla de câmbio estilo manche e um porta relógio de pulso.

Vale ressaltar que o modelo é apenas um conceito e que, obviamente, não será vendido assim. Entretanto, alguns dos detalhes estéticos e soluções internas devem ser passadas ao Ioniq 6. A Hyundai quer que ele se posicione como um sedã executivo no segmento de elétricos, com o adicional de um visual mais esportivo estilo Porsche Taycan.

>>Hyundai Creta reestilizado estreia em novembro com frente de Tucson

>>Cinto de segurança de carros da Hyundai pode explodir

>>Hyundai Creta Grand estreia com 7 lugares por equivalente a R$ 128.800