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Hyundai finalmente entra no mundo dos SUVs cupês 

Para concorrer com BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupe, novo Genesis GV80 Coupe é o primeiro SUV cupê do grupo Hyundai

Kia EV9 [divulgação]
Kia EV9 [divulgação]

Ainda que tenha SUVs em tudo quanto é tipo de segmento e tamanhos diferentes, nenhuma marca do grupo Hyundai até hoje tinha um modelo cupê. A Kia, que é a mais esportiva da família, até flerta com o segmento com o EV6, mas ele está mais para um hatch grande. Por isso, coube à Genesis inaugurar esse segmento com o inédito GV80 Coupe.

Diferentemente de seus rivais diretos BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupe, o GV80 Coupe tem muito mais proximidade visual com o irmão não cupê. É uma fórmula bem parecida com a que a Audi usou para criar o Q5 Sportback. Como resultado, o novo SUV cupê tem teto inclinado, mas mais alto do que deveria.

Ele é apenas meio centímetro mais baixo que o Genesis GV80 padrão por conta da remoção do rack de teto. As portas e o para-brisa são exatamente os mesmos do modelo não cupê para economizar custos. Isso fica evidente pelo recorte da porta traseira. No GLE Coupe e no X6, há mudanças bem significativas nessas peças, ao contrário do Q5 Sportback.

Genesis GV80 Coupe [divulgação]
Genesis GV80 Coupe [divulgação]

Como resultado, o GV80 Coupe tem traseira pesada, com vidro bem inclinado, mas acompanhado por dois aerofólios. O primeiro, recortado ao meio, fica no teto, enquanto o segundo é moldado diretamente na tampa do porta-malas. Além disso, a Hyundai tirou a lanterna interligada que havia sido apresentada no conceito. 

Na dianteira, o GV80 Coupe tem entradas de ar maiores que as do GV80, mas que mantém o mesmo formato. A maior diferenciação fica por conta das quatro aberturas de ar extras abaixo da grade frontal as quais não se apresentam no SUV não cupê. No modelo mais esportivo, as rodas vão de 19 a 22 polegadas, dependendo da versão.

Genesis GV80 Coupe [divulgação]
Genesis GV80 Coupe [divulgação]

Alterações por dentro e por fora

Aproveitando a estreia do Coupe, a Hyundai mexeu bem na cabine do Genesis GV80. O modelo ganhou central multimídia integrada ao painel de instrumentos totalmente digital seguindo uma tendência já abandonada pela Mercedes-Benz, mas que começou a ser usada pela BMW recentemente.

Por sorte, contudo, a Hyundai ainda acredita que é necessário que o ar-condicionado tenha comandos físicos, por isso os manteve no Genesis renovado. O volante é novo e exclusivo do cupê, enquanto o porta-copos do console central agora não tem mais tampa. Saídas de ar horizontalizadas foram mantidas, mas ficaram mais eficientes que antes.

Genesis GV80 Coupe [divulgação]
Genesis GV80 Coupe [divulgação]

Na traseira, os passageiros podem contar com duas telas de 14,6 polegadas para entretenimento. Além disso, os dois SUVs agora contam com descanso de braço central com aquecimento, dispenser de perfume para o ar-condicionado digital de quatro zonas, manopla de câmbio de cristal e sistema de som Bang & Olufsen.

Genesis GV80 Coupe [divulgação]
Genesis GV80 Coupe [divulgação]

Eletrificado só como auxílio

Debaixo do capô, tanto o GV80 quanto o GV80 Coupe contam com duas opções de motor. O modelo de entrada vem com o 2.5 quatro cilindros turbo a gasolina de 304 cv e 43 kgfm de torque. Já as demais variantes usam o 3.5 V6 de 380 cv e 54 kgfm. Só o cupê pode contar com o 3.5 V6 com um supercharger elétrico que eleva os números a 415 cv e 56 kgfm.

Vale lembrar que a Genesis, marca de luxo da Hyundai, ainda não atua no Brasil e não há planos a curto prazo de trazer a montadora para cá. Contudo, nos mercados em que atua, ela tem recebido elogios fortíssimos e faz frente à tradicional tríade alemã (BMW, Audi e Mercedes-Benz).

Você queria os carros da Genesis no Brasil? Conte nos comentários. 

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