Depois de anos sozinha no mercado de picapes intermediárias, a Fiat Toro terá duas concorrentes de peso neste ano. Além da já revelada Ford Maverick, a Hyundai Santa Cruz entrará para a briga. Em termos de design, a caminhonete sul-coreana se aproxima bastante da italiana. Mas será que ela vem para o Brasil?
Enquanto a Ford Maverick é carta praticamente certa para o nosso mercado por conta da produção no México, a Hyundai Santa Cruz ainda é dúvida. Ela foi pensada para o mercado norte-americano, sendo produzida na planta de Alabama, EUA.
Ainda assim, a Hyundai Santa Cruz deve ser produzida também na Coréia. Resta saber se ela será importada pela CAOA ou pela própria Hyundai (que fabrica HB20 e Creta). Com lançamento marcado para 15 de abril, a Toro coreana divide com o Tucson a plataforma e diversos elementos visuais.
Toro + Tucson
Prova disso é a ousada combinação entre os faróis e os elementos da grade. Aplicado pela primeira vez no SUV, esse elemento será replicado na picape com outra interpretação. Os blocos luminosos são maiores e em menor número, assim como os apliques plásticos na grade; Tudo a fim de dar mais robustez ao conjunto.
Capô com ressalto superior mais forte e para-choque com entradas de ar quadradas deixam a Santa Cruz com aparência mais forte que a do Tucson. Na lateral destaque para a forte dobra na porta dianteira e para os para-lamas traseiros bojudos. Há ainda um aplique preto na coluna C que possibilita pintura de duas cores no teto da picape.
Na traseira, a Santa Cruz conta com lanternas que invadem a tampa do porta-malas. A luz principal de LED forma um grande T deitado. Entre elas fica a maçaneta para abertura da caçamba com o escrito Hyundai. Não há logotipo redondo da marca na traseira. Além disso, o nome da picape fica estampado em letras garrafais na parte inferior da tampa.
Sem diesel
Pouco se sabe ainda sobre a motorização da Hyundai Santa Cruz. Contudo, como ela foi pensada para o mercado norte-americano, é bastante provável que não tenha motor diesel nesse primeiro momento.
São grandes as chances de ela usar os mesmos motores do Tucson norte-americano. Por lá, ele conta com motor 2.5 quatro cilindros aspirado de 187 cv. Já na Europa, há somente motor 1.6 quatro cilindros turbo, mas com quatro layouts de potência. Entre as opções estão variantes micro-híbrida e híbrida tradicional.
>>Ford Maverick é flagrada sem camuflagem: Fiat Toro terá problemas?
>>Contra Fiat Toro diesel, Ford Maverick terá versão híbrida
>>Fiat Toro 2022 e SUV do Argo têm data de lançamento revelada