Destaque

Hyundai mostra o Kona, seu novo crossover

Modelo terá a missão de disputar mercado com Honda HR-V e Jeep Renegade na Europa

A Hyundai tem um novo integrante para a turma dos SUVs compactos: o Kona. Após alguns teasers, o modelo foi agora revelado e já teve também seus destinos confirmados – Coréia do Sul, no final deste mês, Europa, até o final de 2017, e América do Norte, no início de 2018.

O Hyundai Kona entrará no “campo de guerra” de um segmento pra lá de aquecido, e baterá de frente com modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Juke – vale lembrar que o Creta é vendido até o momento apenas em mercado emergentes, como Brasil e Índia. Irmão de plataforma do Kia Stonic, o Kona tem 4,16 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,60 m de distância entre-eixos.

Hyundai Kona (divulgação)

O visual do Hyundai Kona bebe na mesma fonte de modelos da Citroën (C4 Picasso, por exemplo), Jeep Cherokee e até da Fiat Toro, onde a principal característica são os faróis separados em duas seções (diurnos em cima e principais abaixo). Além disso, há uma generosa grade dianteira, faróis de neblina, lateral com volumes e vincos pronunciados e para-lamas com molduras plásticas, enquanto a laterna traz desenho afilado. Por dentro, o estilo traz linhas mais convencionais e segue o padrão dos últimos lançamentos da marca.

Faróis têm duas seções (divulgação)

O modelo terá uma edição especial batizada de Iron Man (inspirada no super herói), com faróis de led, rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas com pneus de uso misto e para-lamas com molduras largas, aumentando a largura do modelo em 40 mm.

Cabine traz desenho mais comum (divulgação)

Sob o capô, o Kona terá disponível uma ampla oferta de motores, tanto com tração dianteira quanto integral. Entre as opções estão propulsores 2.0 de 150 cv e 18,2 kgfm de torque  com câmbio automático de seis marchas, 1.0 turbo de três cilindros de 120 cv e 17,5 kgfm de torque e câmbio manual, e 1.6 turbo de 177 cv e 27 kgfm de torque com transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas, além de uma versão 1.6 turbodiesel para o mercado europeu.

Lanternas têm desenho afilado (divulgação)

O Hyundai Kona apostará num pacote tecnológico recheado, trazendo central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular sem fio, sistema head-up display (que projeta informações no para-brisa) e roteamento de internet. Soma-se à lista controle de velocidade adaptativo com frenagem automática, assistente de farol alto, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída de faixa e de ponto cego.

>> Ford apresenta novo EcoSport antes do Salão de Buenos Aires

>> Mercado: Ford EcoSport recupera fôlego entre os SUVs compactos

>> Toyota C-HR surge na versão final em Buenos Aires