A Hyundai aproveitou a CES 2024 para demonstrar a tecnologia e-Corner System, que consegue fazer balizas lateralmente e até girar em seu próprio eixo. O recurso foi apresentado em um Ioniq 5 modificado, chamado de Mobis, mas a versão de produção do carro não deve ser equipada com a tecnologia. Ao menos neste primeiro momento.
Basicamente, o sistema e-Corner System da Hyundai faz com que os dois eixos do carro consigam esterçar. Sim, isso já existe atualmente, já que diversos carros acabam virando a roda traseira também. No entanto, o e-Corner System faz com que as rodas tenham um ângulo superior a 90º.
Por conta dessa abertura maior, o carro é capaz de entrar em balizas como o Michael Jackson dançando e fazendo o moonwalk. Para conseguir esse resultado, a Hyundai precisou eliminar qualquer característica de um eixo convencional. Dessa forma, não há semi-eixo ou diferenciais neles.
Na realidade, cada roda recebe um motor elétrico pequeno, juntamente com o sistema de freios feito especialmente para o funcionamento do e-Corner System, além das funções de direção. Caso o sistema seja realmente lançado nos carros da montadora, será algo bastante inovador, embora não seja inédito.
Exemplos além da Hyundai
O sistema da Hyundai é inovador e, caso chegue em um carro de produção, será algo inédito. Porém, não é a primeira vez que vemos ideias que tentam tornar a tarefa de estacionar em algo mais prático. E a primeira vez que algo assim surgiu foi há quase 100 anos.
Na década de 1930, o americano Brooks Walker patenteou um sistema que transformava o estepe em uma roda funcional. Na época, era comum que o pneu sobressalente fosse instalado na traseira dos carros, então o sistema de Walker permitia que a roda abaixasse, erguendo a traseira, permitindo que o carro andasse de lado, encaixando perfeitamente nas vagas.
No entanto, o custo era alto e o sistema roubava todo o espaço para as bagagens. Alguns anos depois, Walker aprimorou sua ideia e instalou, nos anos 1950, o dispositivo em um Packard Cavalier. Entretanto, a indústria não se convenceu e o sistema jamais foi instalado em algum modelo de produção.
Décadas depois, nos anos 1990, as revistas publicaram um carro-conceito que tinha um sistema bem semelhante ao da Hyundai. Por mais que tenha pesquisado por horas na internet, não consegui achar nada sobre este carro, mas lembro de vê-lo em alguma edição da Quatro Rodas. Se algum leitor lembrar qual era o conceito, deixe um comentário abaixo.
O que achou do sistema da Hyundai? Será ele capaz de acabar com as balizas? Deixe um comentário com sua opinião.
>> Novo Creta tem imagens oficiais divulgadas pela Hyundai
>> Kymco pretende lançar motos elétricas com câmbio manual
>> Novo Honda City LX baixa o o preço do hatch em R$ 15.500