![Hyundai HB20S Platinum Plus vs Honda City Touring [Auto+ / João Brigato] Hyundai HB20S Platinum Plus vs Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Hyundai-HB20S-Platinum-Plus-vs-Honda-City-Touring-1-990x556.jpg)
Já faz um certo tempo que a Hyundai desistiu de vender o Elantra no Brasil, enquanto a Honda tirou o Civic de campo na virada do ano. Coincidência ou não, Hyundai HB20S Platinum Plus e Honda City Touring se sofisticaram bastante na última mudança a qual passaram, em uma clara tentativa de suprir a falta de seus irmãos maiores. Mas eles conseguem?
Mais próximos do que parecem, os dois sedãs orientais se enfrentam nesse comparativo do Auto+. Representando a Coreia do Sul, o Hyundai HB20S Platinum Plus custa R$ 122.190 e foi recentemente reestilizado, finalmente perdendo a cara de bagre. Do time do Japão, o Honda City Touring é escalado por R$ 134.100 e aposta no jeito de Civiquinho para agradar.
Conjunto mecânico
A diferença mais nítida entre Hyundai HB20S e Honda City está no conjunto mecânico. O coreano traz motor 1.0 três cilindros turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, enquanto o japonês vem com um 1.5 quatro cilindros aspirado de 126 cv e 15,5 kgfm de torque. Ou seja, vantagem de 6 cv para o City, mas torque 2 kgfm maior no HB20S.
Dirigibilidade e tecnologia de condução
Típico da escola oriental, os dois sedãs são voltados ao conforto. Mas o City parece mais bem acertado. Ele é mais silencioso ao rodar, mais sólido e com direção um pouco mais bem calibrada. É uma diferença pífia, mas que traz a sensação de que o Honda belisca mais o segmento de cima do que o Hyundai.
Apesar da ausência de piloto automático adaptativo, o Hyundai HB20S tem alguns itens de segurança ativa mais atraentes que os do Honda City. Contudo, a dirigibilidade mais refinada do japonês faz com que eles saiam empatados nesse segundo quesito.
![Hyundai HB20S Platinum Plus vs Honda City Touring [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Hyundai-HB20S-Platinum-Plus-vs-Honda-City-Touring-8-750x450.jpg)
Itens de série
Além dos elementos de auxílio de condução, um sedã compacto tão caro quanto o HB20S Platinum Plus ou o City Touring precisa ser bem equipado. Os dois vêm com seis airbags, controle de tração e estabilidade, luz diurna de LED, ar-condicionado digital de uma zona, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Ainda trazem coincidentemente chave presencial com partida remota, trocas de marcha no volante, bancos revestidos em couro, volante com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos com rebatimento automático, assistente de farol alto, sensor de ré, câmera de ré (com qualidade péssima em ambos) e painel parcialmente digital.
Cabine
Se busca o nível de qualidade de montagem e materiais de Elantra e Civic, melhor correr para outra categoria. Contudo, City e HB20S são os melhores sedãs compactos quanto ao refinamento interno. Ambos trazem plásticos bem montados e materiais de qualidade – salvo o péssimo couro do volante do Honda.
Painel de instrumentos no Hyundai HB20S é um digital de mentirinha, enquanto o do Honda é só metade digital. Apesar disso, eles têm diversas funções no computador de bordo, mas carecem de uma tela de fato. No âmbito geral, vitória para o Hyundai HB20S.
Espaço
Só que o Honda tem mais espaço na cabine, bem mais, aliás. O Hyundai é um modelo de porte mais acanhado e que sacrifica a cabine com isso, ao contrário do que seu rival faz. Isso fica ainda mais nítido no banco traseiro, onde o Touring tem saída de ar e trata os ocupantes bem melhor, especialmente no espaço para as pernas.
O porta-malas carrega 519 litros no City contra 475 litros no HB20S. Contra números, não há o que argumentar: vitória do Honda de lavada nesse quesito.
Veredicto
Estamos diante de dois sedãs compactos de visual muito bem acertado, ótimos conjuntos mecânicos e refinados suficientemente para suas categorias. Diferentemente de tantos comparativos, aqui a escolha entre City Touring e HB20S Platinum Plus vai mais da escolha pessoal, já que cada um se destaca em algo sem passar vergonha no quesito que perde.
>>Honda City realmente substitui o Civic para muita gente | Avaliação
>>Honda HR-V 2023 vs HR-V 2021: evolução ou involução? | Comparativo
>>Hyundai HB20S é mais um mini Corolla que o Yaris | Avaliação