O Hyundai HB20 sempre foi um queridinho do brasileiro. Vende bem desde que foi lançado há dez anos, fica pouco nas revendas como usado e tem boa fama. Mas ninguém perdoou a cara de bagre que a segunda geração recebeu. Ele seguiu vendendo muito bem porque é um bom carro, mas o visual afastou muita gente.
Por isso o alívio que foi ao ver o Hyundai HB20 2023 e finalmente poder voltar a dizer: esse carro é bonito. Não é o mais bonito do segmento, papel do Peugeot 208, mas está longe da falta de sal que Volkswagen Polo e Toyota Yaris têm. É um carro de personalidade muito forte como a segunda geração, mas não mais feio.
Confesso que as lanternas traseiras conectadas devem se tornar alvo de polêmica. E as primeiras fotos divulgadas pela Hyundai não haviam ajudado. Parecia que o HB20 tinha ficado com a traseira caída, como aquelas pessoas que esquecem a bunda em casa ao sair para um passeio na rua. Mas ao vivo o efeito é bem melhor. Mais uma vez a foto de divulgação inicial atrapalhando a Hyundai…
A frente de i20 combinou com o HB20, ainda que ele tenha perdido de vez a conexão visual com o modelo original. Aparenta ser um carro mais sofisticado e caro por conta desses recursos. Só segue pequeno, tendo passado dos 4 metros de comprimento por conta dos para-choques mais bojudos.
Coisas irritantes
Por dentro, o acabamento segue exemplar para a categoria. Mas a melhor notícia é que a péssima combinação de marrom com azul foi substituída por preto com prata – bem mais elegante e sofisticado. Se você acompanha o Auto+ nas redes sociais, sabe que no quadro 5 Coisas alguns elementos do HB20 já apareceram algumas vezes.
Por exemplo, o ar-condicionado digital fake era uma piada de mau gosto da Hyundai, assim como o painel de instrumentos idêntico ao que o Onix usava antes da reestilização. Só que tudo isso mudou: o HB20 2023 tem ar-condicionado digital de verdade, com direito a três opções de ventilação automática.
O painel de instrumentos parece totalmente digital, mas tem somente uma tela central verdadeiramente configurável, enquanto os mostradores laterais são mais simples e monocromáticos. É uma solução criativa que fica em um meio termo entre o painel do Renault Kwid e o verdadeiramente digital do Volkswagen Polo.
Como adicional, o Hyundai HB20 2023 agora tem bancos revestidos em couro e tecido na versão topo de linha, carregador de celular por indução e novas entradas UBS do tipo C para carregamento mais rápido do celular. A central multimídia segue sem mudanças, mas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Boa receita
Entre os hatches compactos à venda no Brasil, o HB20 é um dos mais gostosos de dirigir. E como a Hyundai já sabia disso, não mexeu em nada nesse departamento. Tivemos um contato rápido com o modelo em pista em sua versão topo de linha com motor 1.0 três cilindros turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque.
Ele é um carro espertinho, tendo reações rápidas da direção e do acelerador. Basta pisar que ele reduz até duas marchas e acelera com gosto. Por ser pequeno e leve, entrega um interessante dinamismo. É um carro ágil e até divertido – por isso, Hyundai, pense com carinho em um HB20 N de verdade, não em um N Line. Ele tem potencial para isso.
A suspensão e a direção seguem em um caminho intermediário: nem para o lado esportivo, nem para o lado confortável. O HB20 é macio o suficiente para ser confortável, mas duro na medida certa para fazer uma curva sem ser desengonçado. Ainda que no limite a traseira goste de sambar um pouco.
Já a direção tem leveza na medida certa para manobras e peso correto em alta velocidade, além de ser rápida. Na versão topo de linha o destaque vai para a tecnologia embarcada, que agora ficou ainda mais recheada. Além dos seis airbags de série, o HB20 Platinum Plus tem novo sistema de manutenção em faixa.
Antes ele apenas avisava sobre a invasão de pista, agora corrige o volante. O interessante é que ele tenta te jogar para o centro da faixa sempre, mas permite ficar nos cantos dela caso haja necessidade de abrir espaço para um corredor de motos. Há ainda frenagem autônoma de emergência e alerta de ponto cego.
Um item inédito na categoria é o alerta de tráfego cruzado no qual freia o HB20 2023 em saídas de vagas onde um carro cruza o caminho. Já o alerta de saída segura emite um alerta ao abrir a porta e um carro estiver se aproximando em rota de colisão com a porta aberta – isso serve tanto para a dianteira quanto para a traseira.
Veredicto
Antes o Hyundai HB20 se apoiava em sua boa fama de uma década e na dirigibilidade bem afiada para convencer os compradores de que ele era mais do que um rostinho de bagre. O visual atrapalhava nas vendas e fez muita gente fugir para Onix, 208, Polo e Argo. Mas agora o HB20 volta em sua melhor forma e com todos os defeitos corrigidos.
Segue com os bons atributos, adicionou mais tecnologia e um estilo até inesperado para um modelo de entrada. O preço de R$ XXX.XXX na versão topo de linha também é outra vantagem. Se conseguir driblar a crise dos semicondutores e abrir espaço na fábrica, agora finalmente o HB20 tem potencial para ser o carro mais vendido do Brasil.
>>Hyundai mata o Veloster e versão americana do HB20S
>>Os outros HB20 da Hyundai espalhados pelo mundo
>>Hyundai HB20 2023: preços, versões, motores e tudo que mudou