Desde que foi inaugurada em 2012 para a produção do HB20, a fábrica da Hyundai em Piracicaba, interior de São Paulo, passou por diversas expansões e modernizações. Hoje ela produz mais de 210 mil carros por ano divididos entre a família HB20 e o SUV compacto Creta. Mas uma nova expansão virá.
Na realidade, a Hyundai construirá uma segunda fábrica dentro do completo o qual atualmente a planta original se encontra. Trata-se de uma fábrica de motores que terá área construída de 16.250 m² em um terreno de 98 mil m².
A informação foi confirmada pelo prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ao jornal Piranot. Segundo o prefeito, serão gerados 150 empregos diretos na inauguração da fábrica em 2022, mas até 2026 são esperadas 300 novas vagas de emprego na cidade.
O projeto não é tão recente assim, já que o vice-prefeito da cidade explicou que a Hyundai e a prefeitura de Piracicaba conversam sobre a construção da fábrica de motores há dois anos. Serão investidos mais de R$ 350 milhões na operação e a prefeitura concederá isenção de ISS (Imposto Sobre Serviços) durante a construção e instalação da fábrica.
Hoje os motores 1.0 Kappa usado no HB20 e no HB20, o 1.6 Gamma de HB20, HB20S, HB20X e Creta, o 2.0 Nu do Creta Prestige e o 1.0 TGD-i de HB20 e HB20S são importados da Coreia do Sul. A nacionalização desses ou de quase todos esses motores ajudará a reduzir os custos para a Hyundai e facilitar o desenvolvimento local.
Como a nova geração do Creta já está em testes e o segmento está evoluindo rapidamente em direção aos motores turbo, é bem provável que o 2.0 Nu fique de fora da nacionalização sendo substituído pelo 1.0 TGD-i ou por um outro motor pequeno e turbinado que a Hyundai venha a fazer em nosso país.
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