Polêmicas à parte pelo visual nada ortodoxo, o Hyundai Creta 2021 tem feito sucesso além do esperado. Prova disso é que mais de 115 mil unidades do SUV compacto já foram reservadas por compradores na Índia. Além disso, ele começa a ser vendido em países vizinhos do Brasil. Será que ele vem para cá com esse design?
Segundo comunicado oficial emitido pela Hyundai indiana, o SUV compacto atingiu a marca de 115 mil reservas feitas nas concessionárias mesmo em tempos de pandemia. O novo Creta tem vendido surpreendentemente bem por lá, sendo o SUV mais vendido do pais com 12.325 unidades comercializadas em setembro.
A Hyundai ainda ressaltou que, desde seu lançamento em 2015, o Creta já vendeu mais de meio milhão de unidades somente na Índia. Ao todo foram 520 mil carros, sendo praticamente 95% de todo esse volume somente com a primeira geração que ainda é vendida no Brasil.
Enquanto isso, a Hyundai iniciou o processo de globalização da segunda geração do Creta. Produzido na Índia e na China (onde é chamado de ix25), o SUV compacto foi confirmado para chegar a países da Áfria, América Latina e também no Oriente Médio.
Países latino-americanos que foram abastecidos até hoje pela primeira geração do Hyundai Creta indiano terão duas possibilidades: receber o modelo brasileiro, como aconteceu recentemente com a Argentina, ou passar a importar a segunda geração diretamente da Índia.
O segundo país mais populoso do mundo também será o centro de exportações do Creta 2021 para o Egito, onde o modelo já pode ser encomendado nas concessionárias da Hyundai. Por lá ele terá motor 1.5 aspirado de 115 cv a gasolina, 1.4 turbo gasolina de 140 cv e um 1.5 turbo diesel de 115 cv – sendo os três motores do tipo quatro cilindros.
Enquanto isso no Brasil o Hyundai Creta segue firme e forme em sua primeira geração sem perspectivas de mudanças tão cedo. O SUV compacto inevitavelmente mudará para a segunda geração em algum momento, mas deverá receber mudanças de design específicas para evitar polêmica, vide as mudanças que já ocorreram no HB20 por conta de design criticado.
O atual modelo já é diferente dos antigos Creta indiano e do ix25 chinês, o que leva a crer que a Hyundai terá seus toques de design próprio no Brasil. O lançamento do novo Creta no Brasil só deve ocorrer em 2022.
>>Hyundai HB20 Turbo 2021 estreia por R$ 69.590
>>Ford prepara SUV rival para o Hyundai Creta com plataforma indiana
>>Hyundai prepara mais um SUV compacto além de Creta, Kona e Venue