Novidades

Honda HR-V Hybrid 2023 faz 17,8 km/l: Corolla Cross que se cuide?

Terceira geração do Honda HR-V migrará de categoria e pode tirar do Toyota Corolla Cross a exclusividade da versão Hybrid

Honda HR-V e:HEV [divulgação]
Honda HR-V e:HEV [divulgação]

Aos poucos a Honda vai liberando todas as novidades sobre a terceira geração do HR-V. O modelo já está disponível no Japão e agora ganha terreno na Europa com a chegada da versão híbrida e:HEV. Será que o Toyota Corolla Cross terá de temer a chegada do Honda HR-V Hybrid?

Com a nova geração, a marca japonesa pretende promover o HR-V de categoria. Tirando ele da mira de Renegade, T-Cross e Kicks para arranjar briga com Compass, Corolla Cross e Taos. Nessa tocada, uma versão híbrida faz mais do que sentido. Outro fato é que todo Honda na Europa ou é híbrido ou elétrico, por isso ele teve de aderir ao novo padrão.

Debaixo do capô reside um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 106 cv e 12,9 kgfm de torque. Ele não é o mesmo usado no Brasil, já que tem comando duplo de válvulas e tem algumas diferenciações para consumir menos combustível. Ele é combinado a um motor elétrico para entregar 131 cv e 25,3 kgfm de torque. O consumo é de 17,8 km/l.

Honda HR-V e:HEV [divulgação]
Honda HR-V e:HEV [divulgação]

Honda HR-V eletrificado

Comparando ao Corolla Cross Hybrid, o HR-V híbrido tem 9 cv a mais. Isso permite ao SUV da Honda chegar aos 100 km/h em 10,6 segundos contra 13 segundos do SUV do Corolla. A Honda não divulgou a autonomia em modo 100% elétrico, mas ela fica restrita devido ao layout de híbrido tradicional – ainda que o motor a combustão carregue as baterias.

A transmissão é do tipo CVT sem simulação de marchas afim de melhorar o rendimento do SUV japonês. Como diferenciação visual, o Honda HR-V híbrido tem logotipos da Honda com fundo azul e lanternas traseiras translúcidas.

Honda HR-V e:HEV [divulgação]
Honda HR-V e:HEV [divulgação]
A nova geração do Honda HR-V será vendida no Brasil e marca terá opções eletrificadas. Por isso, as chances do SUV híbrido ser oferecido no país são grandes. Ainda não se sabe, no entanto, se a marca investirá na produção nacional (como fez a Toyota com o Corolla Cross Hybrid) ou se partirá para a importação (como será o caso do Jeep Compass 4xe).

>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação

>>Honda HR-V 2023 já está registrado no Brasil. Será que vem aí?

>>Prologue será nome do Honda feito em parceria com a Chevrolet