
Depois de muitos flagras, especulações e informações vazadas, o novo Honda HR-V 2023 é finalmente realidade no Brasil. Ainda que a marca japonesa não tenha revelado os preços oficiais e nem a potência do HR-V turbo, o modelo já está entre nós e ele chega para completar a gama Honda que até agora só contava com City e City Hatch.
O que mudou
Apesar de visualmente maior que a geração anterior, o novo Honda HR-V cresceu pouco. O entre-eixos de 2,61 m é o mesmo de antes, tal qual a largura de 1,79 m. Já a altura perdeu 2 cm, chegando a 1,59 m para evidenciar o perfil mais esportivo. Par não dizer que não cresceu, o HR-V 2023 está 1 milímetro mais longo nas versões aspiradas.
Agora são 4,33 m nos modelos 1.5 aspirados, já que os turbo são 5 cm mais longos por conta dos para-choques. Aliás, essa é a melhor maneira de diferenciar um HR-V de outro. Se tiver grade filetada na cor da carroceria e para-choque com abertura de ar pequena, é o modelo aspirado.
Esteticamente ele está mais moderno com vários elementos horizontalizados. A linha de cintura corre paralela ao vidro do HR-V 2023, que agora não é mais curvado. Dianteira tem faróis conectados por um friso cromado, enquanto a traseira tem lanternas conjuntas.
Mecânica
A Honda reforçou a estrutura do novo HR-V 2023, permitindo que a suspensão ficasse mais confortável. Novas molas, amortecedores, barras e buchas foram instaladas, além do curso da suspensão traseira ter sido ampliada. A direção elétrica tem nova calibração e está mais ágil.
Já as versões de entrada EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing usam o 1.5 quatro cilindros aspirado do City. Ele rende 126 cv e 15,8 kgfm de torque. É uma redução de 14 cv e 1,6 kgfm em relação ao motor 1.8 que o HR-V usava antes. No modelo 2023, ele faz na cidade 8,8 km/l com etanol e 12,7 km/l com gasolina.
Versões
A Honda trocou um pouco a nomenclatura de versões do HR-V 2023 no Brasil. As versões aspiradas são nomeadas por siglas, enquanto as turbo tem nome composto. Mas a adição do sobrenome Honda Sensing à elas fez com que o nome da fabricante japonesa apareça duas vezes no batismo completo do SUV compacto.
Itens de série
Todo Honda HR-V 2023 vendido no Brasil traz de série piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, assistente de descida, freio de estacionamento eletrônico com função autohold e seis airbags.
Por fim, a lista generosa ainda traz ar-condicionado digital de uma zona, partida por botão, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, direção elétrica, modo de condução Eco e volante com ajuste de altura e profundidade.
Subindo para a Advance, além do motor turbo, o Honda HR-V 2023 traz carregador por indução, painel com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, modo de condução Sport, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e aplicativo My Honda Connect.
>>Honda WR-V sobrevive e vai ganhar visual novo
>>ZR-V é lançado nos EUA com versões Sport e 4×4: vem ao Brasil?
>>Inédito Honda ZR-V 2023 será mais econômico que o antigo HR-V