A Honda foi uma das primeiras marcas a desembarcar no Brasil assim que a liberação dos carros importados foi aprovada, em 1990. A chegada da marca japonesa em nosso mercado, em 1992, completou 30 anos. Destes, são 25 anos só com produção nacional. O primeiro carro a chegar no Brasil, ainda importado, foi um Accord e em 1997 começou a produzir em Sumaré (SP).
Essa produção começou com o Civic, com um lote de 20 unidades do sedã que foram produzidas no dia 6 de outubro de 1997. Na época, a fábrica de Sumaré foi inaugurada em um terreno de 1,7 milhão de metros quadrados. Na época, foi criado um parque industrial de 33 empresas como fornecedores.
A Honda ainda relembra que, em 2008, os japoneses inauguraram a fábrica Power Train de Sumaré, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, em 2014, e da nova fábrica de automóveis, na cidade de Itirapina (SP), em 2019. A nova fábrica fez parte de um plano de reestruturação do sistema produtivo, fortalecendo a sua competitividade.
A produção em Itirapina começou a partir de 2019, com o Fit sendo o primeiro carro a ser produzido na unidade. A partir dele, a transferência da produção começou a ser gradual e foi concluído em 2021 com o fim da produção nacional do Civic. Hoje, City, City Hatch, HR-V e WR-V são produzidos em Itirapina, sendo o WR-V produzido apenas para exportação.
Importados, a Honda ainda tem Accord, Civic e CR-V. Em 2023, novas gerações de Civic e CR-V chegam, assim como os inéditos Civic Type-R e ZR-V. Desde a produção nacional em 1997, a Honda chegou ao seu primeiro milhão em 2012, com um Civic. Em 2016 alcançou 1,5 milhão com o HR-V e 2 milhões de unidades, também com o HR-V, em 2020.
>>Honda revela teaser do substituto do WR-V
>>A Honda adia lançamento do Civic e terá 4 novidades em 2023
>>Honda ZR-V deve ser vendido em pelo menos 2 versões no Brasil