Destaque

Honda cogita Civic Cross para brigar com o Toyota Corolla Cross

SUV intermediário entre o HR-V e o CR-V seria totalmente baseado no Civic, já que há um grande espaço entre eles

Honda Civic 2022 [divulgação]
Honda Civic 2022 [divulgação]

Rivais de longa data, Honda e Toyota comumente criam modelos equivalentes para concorrer. Civic briga com Corolla, CR-V tem uma rixa com o RAV-4 e até o esportivo NSX peita o Supra. Mas desde que a Toyota criou o Corolla Cross, a Honda não mostrou um SUV equivalente (ainda que force a barra com o preço do HR-V). Mas os planos para um Civic Cross surgiram.

Segundo informações obtidas pelo site Yiche, a Honda pretende criar na China um SUV médio intermediário entre o HR-V e o CR-V usando como base o Civic. Ainda que dificilmente a Honda venha a chamar o modelo de Civic Cross, copiando descaradamente a Toyota, a ideia é justamente brigar com o Corolla Cross.

Para isso, ele usará a base do sedã médio que estreou sua 11ª geração recentemente. Que conta com 4,64 m de comprimento e entre-eixos de 2,73. Mas onde esse Civic Cross vai se encaixar? A proposta é ser maior que a terceira geração do HR-V, que tem 4,40 m de comprimento. Assim como ficar abaixo do CR-V que mede 4,63 m.

Como a Honda já prepara a nova geração do CR-V, que crescerá alguns centímetros, cabe ao tido Civic Cross se encaixar na faixa dos 4,50 m a 4,60 m. O Corolla Cross, como parâmetro de comparação, tem 4,46 m de comprimento. Rivais como Volkswagen Taos e Jeep Compass, registram, respectivamente, 4,46 m e 4,39 m.

O novo Civic Cross compartilhará com o sedã toda a parte mecânica, o que inclui motorização. Hoje o sedã é equipado com motor 2.0 aspirado e 1.5 turbo, mas há planos para um híbrido do tipo tradicional que substituirá o sedã Insight.

Honda HR-V 2023 [divulgação]
Honda HR-V 2023 [divulgação]

Civic Cross no Brasil?

Problema maior está no Brasil. A Honda fez o HR-V crescer na nova geração para empurrá-lo para o segmento de SUVs médios. Assim, ele brigará diretamente com o Corolla Cross, com comprimento igual ao do Compass. Com isso, a segunda geração do WR-V crescerá também, se descolará do Fit, se tornando um modelo independente.

Trazer um SUV maior que o próximo HR-V para atuar no segmento de médios sem opção de sete lugares pode ser um problema para a Honda no Brasil, especificamente. No restante dos mercados, onde o HR-V permaneceu classificado como um compacto, o caminho está livre para o novo modelo. Resta saber como será a estratégia da Honda no Brasil.

Honda CR-V [Auto+ / João Brigato]

>>Honda HR-V Touring briga com Renegade, mas mira Compass | Avaliação

>>Corolla Cross Hybrid: conforto de Corolla, consumo de Kwid | Avaliação

>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação