Com lançamento marcado para 2021, a décima geração do Honda Civic foi revelada antes da hora por patentes. Seguindo o ciclo natural do modelo em que uma geração traz mudanças drásticas de visual e é mais ousada e a seguinte amansa as coisas e fica mais careta, o Civic 2022 terá mais contido que o atual.
Imagens de patentes do fórum Civic XI revelam que o modelo terá toques do novo Fit e linhas mais contidas. A dianteira apresenta faróis finos de LED com três blocos luminosos e um filete na parte superior, quase como no atual Civic. A grade frontal cromada sai de cena e entra no lugar uma reentrância do capô tal qual o novo Fit 2021.
No para-choque, linhas mais contidas com aberturas de ar maiores. Ao invés de ser uma sessão contínua como hoje, o Honda Civic 2022 terá locais separados para as luzes de neblina. O modelo manterá o mesmo perfil lateral que o atual, tanto no hatch como no sedã, mas as linhas serão suavizadas e contínuas, dando ao Civic uma aparência mais longilínea.
Olhando de perfil, fica evidente que o capô está mais baixo e reto, enquanto a área envidraçada cresceu, deixando o Civic 2022 com jeito de carro maior e mais careta. O modelo das patentes é o Civic Hatch, comumente mais ousado que o sedã ao longo das últimas gerações, mas que aqui segue por uma escola mais tradicional.
A traseira tem vidro mais inclinado e um pequeno ressalto na tampa do porta-malas como nos hatches de antigamente. Seguindo a moda dos SUVs, o novo Honda Civic ganha lanternas de LED conectadas, em uma solução bem semelhante à do Civic cupê (que morrerá nessas nova geração).
Pouco ainda se sabe sobre a motorização do Honda Civic 2022. No Brasil é provável que ele continue a ser equipado com motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 155 cv e 19,5 kgfm de torque ou o 1.5 quatro cilindros turbo de 173 cv e 22,3 kgfm de torque da versão Touring.
Todos os Civic aqui no Brasil trazem câmbio automático do tipo CVT, o que não deve mudar na nova geração. A não ser que a Honda decida adotar o câmbio automático de 10 marchas do Accord no novo Civic. Lá na Europa ele conta com versões 1.0 turbo com potência na casa dos 126 cv e versões com câmbio manual, algo que é longe da demanda do Brasil.
>>10 Toyota Corolla que não são um Toyota Corolla de verdade
>>Chevrolet Monza substituirá o Cruze na briga com Corolla e Civic
>>Próximo Cruze terá plataforma de Civic? Honda e GM anunciam parceria