A Honda está empenhada em eletrificar sua linha de carros pelo mundo todo. Prova disso é que até o City, que é um projeto de baixo custo, já está recebendo versão híbrida e:HEV em diversos mercados. Depois da Malásia e da Indonésia, o City Hybrid agora passa a ser vendido na Índia. Mas será que o Brasil terá o Honda híbrido por aqui?
Tal qual acontece com o Accord e:HEV, que saiu de linha no Brasil, e com o Civic e:HEV que chega em breve, o City e:HEV usa um motor a combustão para gerar energia para o sistema elétrico. O motor a combustão só entra em ação em situações as quais ele seria mais econômico que os elétricos, como na estrada, por exemplo.
Por isso a Honda fala um consumo médio de 26,5 km/l, considerando trechos de cidade e de estrada. No Brasil, o City faz com etanol 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada. Já com gasolina são 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
A Honda divulga 109 cv e 25,5 kgfm de torque para o conjunto todo, ainda que os três motores não entrem em ação ao mesmo tempo. Ou seja, o City híbrido tem torque de motor 1.4 TSI da Volkswagen, mas potência inferior ao 1.5 aspirado usado na nova geração do sedã compacto no Brasil. Vale lembrar que o City aqui entrega 126 cv e 15,8 kgfm, mas sem auxilio elétrico.
Mias e menos ao mesmo tempo
Nesse híbrido, o Honda City e:HEV oferece lista de itens de série bem semelhante à versão Touring, mas com algumas perdas e adições ao mesmo tempo. Não há câmera no retrovisor direito ou central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas ele conta com teto solar e luzes ambiente não oferecidas em versões brasileiras do compacto.
Há ainda seis airbags, sistema de som premium com 8 alto-falantes, monitoramento de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e câmera de ré. Visualmente há emblema e:HEV na traseira, aerofólio, falso extrator de ar e cobertura nas luzes de neblina.
>>Honda confirma Civic Hybrid que virá ao Brasil e mata resquício do G10
>>Honda registra novo SUV médio no Brasil: é o Civic Cross?
>>Novo Honda HR-V norte-americano tem design exclusivo revelado