Destaque

Honda City 2022 e City Hatch: preços, versões e equipamentos

Nova geração do Honda City entrará em 2022 substituindo não somente o modelo antigo como também Fit e Civic

Honda City 2022 [divulgação]
[divulgação]

Dos últimos lançamentos no Brasil ocorridos em 2022, o novo Honda City tem a missão mais difícil de todas. Ele não somente substituirá a geração anterior do modelo, que fez bastante sucesso, como também tem a missão de tomar o lugar de Civic e Fit. O sedã, em sua quinta geração, ao menos ganha o reforço do inédito hatch.

Visualmente é possível ver forte inspiração na nova geração do Civic. O estreante ganhou faróis afilados e elegantes, conectados por uma larga barra cromada. As linhas da carroceria foram amansadas, deixando um perfil mais elegante e discreto. Na traseira, lanternas do sedã lembram as do BMW Série 3. No hatch, o estilo esportivo é evidente.

A cabine ficou visualmente bem mais moderna e agradável, com materiais de cores contrastantes na versão Touring para passar mais elegância. Volante é o mesmo do Civic novo e o visual horizontalizado deixa de ser compartilhado quase que totalmente com o Fit.

Honda City 2022 [divulgação]
Honda City 2022 [divulgação]

Medidas

City e City hatch são feitos sobre a nova plataforma para carros compactos da Honda. Ela será usada também pelo novo HR-V flagrado pelo Auto+ pela primeira vez no Brasil. O sedã cresceu bastante: 9,4 cm a mais no comprimento, 5,3 cm na largura e altura reduzida em 0,8 cm.

Assim, ele agora apresenta 4,54 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,47 m de altura. O entre-eixos de 2,60 m é o mesmo. No hatch, muda apenas o comprimento: 4,34 m. São exatos 24,5 cm a mais que o Fit e 18 cm a mais que o Chevrolet Onix, até então o maior da categoria. Ele até flerta com o segmento de médios, sendo 10 cm mais curto que o Cruze Sport6.

Honda City 2022 [divulgação]
Honda City 2022 [divulgação]
No porta-malas o sedã lega 519 litros contra 268 litros do hatch.

Motor e câmbio

Assim como o visual está totalmente diferente, o Honda City 2022 também tem coração novo. O motor 1.5 quatro cilindros aspirado ganhou injeção direta e agora entrega 126 cv e 15,5 kgfm de torque. Antes eram 116 cv e 15,3 kgfm. O câmbio CVT também é novo e agora tem sete marchas simuladas. Não há mais versão manual.

Honda City 2022 [divulgação]
Honda City 2022 [divulgação]
Segundo os dados do INMETRO, o novo City faz 9,2 km/l e 10,5 km/l com etanol na cidade e estrada, respectivamente. Nas mesmas condições com gasolina são 13,1 km/l e 15,2 km/l. Já o hatch registra 9,1 km/l e 10,5 km/l com etanol contra 13,3 km/l e 14,8 km/l com gasolina, respectivamente na cidade e na estrada.

Versões

A nova geração será vendida apenas em três versões contra cinco do modelo anterior. Saem de cena as variantes Personal e DX, entra a nova Touring. Já o hatch será comercializado somente nas variantes EXL e Touring. Com isso, a Honda acaba contrariando a lógica de mercado que tende a colocar o hatch como modelo de entrada.

[divulgação]

Posicionamento na linha

Em questão de preço temos um salto forte da nova geração do City. O sedã começava em R$ 79.300 na versão DX e ia até R$ 107.500 na topo de linha EXL. Agora ele começa em R$ 108.300 na versão EX. Antes, a mesma variante custava R$ 101.200.

O City 2022 ainda tem as versões EXL de R$ 114.700 e Touring e R$ 123.100 que se equivalem aos Civic LX de R$ 122.300 e Sport de R$ 129.500. O sedã médio vai sair de linha já na virada do ano por conta da nova geração do City. Já o Fit dá lugar ao City hatch que ainda não teve preços divulgados.

[divulgação]
[divulgação]

Equipamentos

A lista de itens de série começa com seis airbags, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, câmera de ré, comandos de som no volante, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, controle de tração e estabilidade, painel de instrumentos digital, chave presencial e ar-condicionado digital.

Subindo para a EXL, o City ganha sensor de ré, bancos em couro, opção de configuração no painel de instrumentos digital, chave com função de aproximação. A Touring acrescenta sensor de estacionamento dianteiro, faróis full-LED e espelho fotocrômico. Há ainda o sistema Honda Sensing para o modelo topo de linha.

[divulgação]
[divulgação]
Com esse kit de equipamentos de segurança, o modelo ganha faróis com ajuste automático de facho, assistente de manutenção em faixa, detector de saída de pista, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo.

Preços e versões

Honda City 2022

EX – R$ 108.300
EXL – R$ 114.700
Touring – R$ 123.100

Honda City hatch 2022

EXL – Não divulgado
Touring – Não divulgado

>>Honda WR-V ganha mudanças na linha 2022 na Índia

>>Exclusivo: Honda HR-V 2023 é flagrado pela primeira vez no Brasil

>>Honda revela teaser de novo SUV: será o substituto do WR-V?