A Honda Africa Twin pode ganhar um motor turbo em breve. Nos últimos anos, a marca japonesa tem se mostrado disposta a desenvolver um motor sobrealimentado inspirado nos dois cilindros da série 1100, que pode ser adotado pela moto aventureira.
A tecnologia traz inovações na engenharia das motos, pois o downsizing significa redução energética com menos deslocamento, menor consumo, mas sem abrir mão do desempenho.
Na patente da Honda, que foi a responsável por alimentar os rumores, aparece o projeto de uma Africa Twin com um sistema de tubulação que direciona o ar de admissão para o compressor. Assim, mesmo durante o processo de sobrealimentação, há a possibilidade de preservação do motor de 1.084 cc, que conta com um forte nível de torque máximo.
Apesar de ser algo inovador, esta não seria a primeira aventura das motocicletas turbo. Na década de 1980, foram vistos alguns exemplos de modelos sobrealimentados. Recentemente, a Kawasaki H2 com supercharged foi revelada, sendo uma das poucas motos a utilizarem a sobrealimentação.
Sendo assim, o uso deste sistema superalimentado pode acabar se refletindo em outros modelos da família Honda, como a custom Rebel e a touring NT 1100. Afinal, esta seria uma forma de viabilizar o projeto, já que o propulsor seria utilizado por mais modelos, o que sempre permite uma redução dos custos de produção.
Vale lembrar que não é apenas a Honda que está desenvolvendo motores turbo para suas motos. A BMW Motorrad também tem projetos encaminhados, principalmente para a sua nova aventureira, a GS 1300. Dessa forma, caso os motores sobrealimentados façam sucesso, pode ser que uma nova era turbo surja em breve, dessa vez com as motos, já que nos carros a tecnologia já é utilizada grandemente.
>> Honda HR-V, ZR-V e CR-V aparecem em versões eletrificadas
>> Futuro SUV compacto da Toyota no Brasil é revelado oficialmente
>> Ducati Panigale V4S 2023 é lançada mais cara que um Pulse Abarth