Nesta segunda-feira, 31 de outubro, é celebrado o Halloween, ou o Dia das Bruxas. Coincidentemente, o Brasil tem o feriado do Dia dos Finados na mesma semana, já que o país relembra esta data em 2 de novembro. E o que esses assuntos têm a ver com um site especializado em carros? Bem, acontece que uma empresa paranaense se tornou referência em criar carros funerários exclusivos e luxuosos.
Fundada em 2009, a Procópio é de Cianorte, no Paraná, e a empresa se especializou nessas criações. Esqueça os rabecões tradicionais e que quase sempre tem um visual estranho e desarmônico. Nos modelos da empresa, o design é tão importante quanto a funcionalidade.
“A empresa surgiu graças a insistência de nosso parceiro de negócios, Dedé Amor, que disse em 2009 que existia esse mercado e que era um nicho muito carente de empresas que fizessem um trabalho de alto padrão”, diz o diretor comercial da Procópio, Kennedy Bacarin.
E desde o começo os carros funerários diferentões foram criados. Tanto que o primeiro veículo transformado foi um Chrysler 300C Touring. Kennedy explica que a perua foi cortada e alongada em 1,60 m para criar o compartimento da urna. Com este veículo, a empresa foi oficialmente lançada e não parou mais de inventar modelos únicos.
Porsche Funerário
Recentemente, um Porsche Panamera 4S Turbo foi o escolhido para se tornar mais um dos símbolos da empresa. Um dos clientes da empresa queria um veículo marcante, e Kennedy sugeriu o sedã por acreditar que atenderia os desejos da funerária.
Para transformá-lo, foi preciso cortar o carro ao meio para alongar o entre-eixo em mais de 70 cm. O teto precisou ser elevado e uma nova tampa traseira foi criada, para harmonizar com o novo desenho do esportivo.
O processo de transformação varia de acordo com o cliente, e nem sempre é preciso cortar o carro ao meio. “Atualmente, temos várias versões de transformação. É possível alongar o entre-eixos, apenas o balanço traseiro e tem versões sem alongamento algum. Cada projeto tem suas particularidades”, explica Kennedy.
Outros carros
Além do Panamera, a Procópio está próxima de terminar a customização de um Mercedes-Benz GLB 200 (que foi alongado em 1,60 m). Além dele, em breve será feito um Jeep Commander, e a empresa já transformou Mercedes-Benz C180, Toyota Corolla, Fiat Toro e Fiat Strada em carros funerários. O preço das transformações varia de acordo com o projeto solicitado, mas geralmente começa em R$ 30 mil e pode chegar até a R$ 350 mil.
Outro braço de atuação da Procópio é na criação de vans executivas, que são convertidas em veículos extremamente luxuosos. Tanto que são chamados de jatinho sobre rodas pela empresa.
Nesse caso, são utilizadas como base a Mercedes-Benz Sprinter, o Peugeot Expert e o Fiat Scudo. Só que em vez de ser pensado para transportar um caixão na traseira, as vans são projetadas para oferecerem o máximo de conforto para seus ocupantes.
>> 5 carros que já vestiram suas fantasias para o Halloween