Para não perder o costume, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação na China, responsável por patentes de novos carros, estragou mais um segredo. A GWM prepara um novo SUV para a linha Haval e que será derivado da maior caminhonete da Poer, a King Kong. O novo modelo é tão grande que tem comprimento semelhante a uma Toyota Hilux.
Segundo as patentes, o novo modelo será chamado de Haval H5, só que ele é bem maior que o GWM Haval H6 vendido no Brasil. O modelo inédito tem 5,19 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,83 m de altura. Comparando ao H6, o novo GWM é 46 cm mais longo, 4 cm mais estreito e 10 cm mais alto. Por isso há possibilidade de usar o nome H5L, também registrado.
Derivado da Poer King Kong, o novo SUV grande traz dianteira com grade frontal cromada bem evidente e faróis parecidos com os da Ford F-150. A lateral é marcada por dois vincos fortes e pela carroceria corpulenta bem ao estilo de SUVs americanos como Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Toyota Sequoia, seus concorrentes.
Na traseira, as lanternas verticais típicas de caminhonete são conectadas por uma barra preta onde o nome Haval vem escrito. Há uma boa sessão em plástico preto e saídas duplas de escape, que aparentam ser falsas. O SUV gigante da GWM terá opção de teto solar somente nas versões mais caras.
Debaixo do capô, ele contará com motor 2.0 quatro cilindros turbo em duas variantes. A versão a gasolina entrega 224 cv, enquanto a diesel vem com 165 cv. É possível que futuramente o modelo receba uma versão híbrida. Caso isso não aconteça, não espere pelo novo SUV no Brasil. Afinal, a GWM já prometeu que só venderá carros eletrificados aqui.
>>GWM Haval H6 HEV só tem um obstáculo pela frente | Impressões
>>Desde que foi lançado GWM Haval H6 foi o SUV mais vendido da China
>>GWM Haval H6 tem preços revelados no Brasil; veja os valores