Destaque

GWM Ora 03 quer destronar BYD Dolphin e SUVs flex

Com preço agressivo e porte de um Jeep Renegade, o GWM Ora 03 quer se tornar o primeiro carro elétrico dos consumidores brasileiros

Ora 03 Skin Copacabana
GWM Ora 03 Skin Copacabana [Divulgação]

O GWM Ora 03 promete causar no mercado brasileiro. Apresentado para a imprensa na última quinta-feira (24), o hatch elétrico teve seu preço revelado, que vai de R$ 150 mil a R$ 184 mil, marcando de perto do BYD Dolphin, mas com importantes atrativos a mais que o rival elétrico.

Por conta de seu posicionamento, a GWM não tem dúvidas de que o seu modelo será o carro elétrico mais vendido do Brasil. E potencial para isso ele tem, afinal conta com um bom pacote de equipamentos, tem um design chamativo e oferece praticamente o dobro de potência do Dolphin, com 171 cv e 25,5 kgfm de torque.

Entretanto, a marca chinesa não se coloca como uma rival da BYD. Segundo a GWM, os carros elétricos não competem entre si, sendo que os verdadeiros concorrentes são os modelos a combustão. Por isso, a fabricante coloca o Ora 03 como rival de qualquer veículo com motor térmico que custe entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

Esta é uma faixa de preço dominada pelas versões topo de linha dos SUVs compactos, e também das configurações de entrada dos utilitários médios. No entanto, pelas medidas e espaço interno, o hatch elétrico acaba sendo um rival mais próximo dos SUVs menores.

GWM Ora 03 [divulação]
GWM Ora 03 [divulgação]

Apesar de parecer menor do que realmente é, o GWM Ora 03 é um hatch médio. Seu comprimento é de 4,25 m, enquanto a largura é de 1,84 m. O entre-eixos é de 2,65 m, mas a altura é baixa, sendo de 1,60 m. Como tenho 1,87 m, fico com espaço de sobra para as pernas, mas minha cabeça encosta no teto quando sento no banco traseiro. O porta-malas, por sua vez, é pequeno, tendo apenas 228 litros.

Equipamentos e interior refinado

Para o Brasil, a GWM trouxe a mesma versão do Ora 03 que é vendida na Alemanha. O resultado é um interior extremamente caprichado, com materiais macios ao toque e bem encaixados. Há um certo refinamento em todas as partes da cabine, inclusive nos bancos.

Ora 03 GT
GWM Ora 03 GT [Divulgação]

Mesmo sendo a versão de entrada, a Skin, de R$ 150 mil, já conta com um bom nível de equipamentos. Além do kit básico (direção elétrica, ar-condicionado e regulagens elétricas dos vidros, retrovisores e das travas), a versão traz sensor de chuva, rodas de 18 polegadas, bancos em couro, sistema ISOFIX, sete airbags (incluindo uma bolsa entre os bancos dianteiros), controles de tração e estabilidade, assistentes de partida e descida em rampa, sensores de estacionamento, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e condução semiautônoma nível 2.

Por R$ 184 mil, a configuração GT ainda acrescenta o visual esportivo, incluindo rodas de 18 polegadas com visual mais agressivo, retrovisores elétricos com setas, rebatimento elétrico automático, aquecimento e memória, além de porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras, cinco radares anticolisão, alerta de tráfego cruzado, sistema ativo de estacionamento e controle de largada.

Ora 03 Skin Copacabana
GWM Ora 03 Skin Copacabana [Divulgação]

O Ora 03 Skin combina o interior de acordo com a pintura externa, enquanto que no GT ele sempre é preto e vermelho. No lançamento, haverá ainda a edição especial Skin Copacabana, que é limitada a 200 unidades. Em relação ao modelo convencional, ela traz o teto pintado em branco e custa os mesmos R$ 150 mil. Há também a possibilidade de ter o teto solar panorâmico, que eleva o preço para R$ 160 mil.

Considerações finais

Ao menos no papel, o GWM Ora 03 tem tudo para ser uma pedra no sapato do BYD Dolphin, mesmo com a marca chinesa dizendo que eles não concorrem diretamente. E também há potencial para encarar sim os SUVs a combustão, principalmente para quem busca um carro puramente urbano.

Afinal, a autonomia da versão Skin é de 310 km no ciclo WLTP, enquanto que o GT tem 400 km. Na vida real, ela deverá ficar entre 200 km e 300 km. Portanto, para o uso nas cidades, é mais do que suficiente. Quem já tem um Haval H6 ou comprar o SUV híbrido e o Ora 03 juntos, vai levar de brinde o wallbox durante o lançamento do modelo.

Ora 03 GT
GWM Ora 03 GT [Divulgação]

Por enquanto, não tivemos a oportunidade de andar no carro. Isso só será possível em outubro, quando a imprensa será chamada para conhecer melhor o hatch e tirar melhores conclusões sobre o carro. Já o público terá que esperar ainda mais para ter o carro na garagem. Apesar de já estar em pré-venda no Mercado Livre, as primeiras unidades só devem ser entregues em dezembro.

Preços GWM Ora 03

  • Skin: R$ 150 mil
  • Skin Copacabana (limitada a 200 unidades): R$ 150 mil
  • Skin Copacabana com teto solar (limitada a 200 unidades) R$ 160 mil
  • GT: R$ 184 mil

O que achou do GWM Ora 03 GT? Acredita que ele será o carro elétrico mais vendido do Brasil? Deixe um comentário com sua opinião. 

>> VW Saveiro 2024 é lançada com novo visual, mas sem motor turbo e câmbio AT

>> GWM Haval Jolion tem resultado de teste de colisão surpreendente

>> Hyundai Ioniq se torna o carro híbrido mais barato do Brasil