![GWM Haval H6 HEV [divulgação] GWM Haval H6 HEV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/haval_h6_489_edited-990x556.jpg)
Das outras vezes que andei nos carros da GWM, os modelos haviam deixado uma boa impressão, mas sempre uma dúvida: afinal, quanto custariam? A marca sempre disse que a ideia era bater Toyota e Jeep, mas o Haval H6 é maior que Compass e Corolla Cross. Era esperado que custasse mais. Mas não.
Com uma estratégia agressiva de preços e oferta de equipamentos, a marca trouxe o Haval H6 HEV híbrido regular por R$ 209 mil. Isso faz dele R$ 10 mil mais caro que o Corolla Cross híbrido de entrada e R$ 2 mil mais caro que a versão topo de linha. Já contra o Compass, ele é R$ 2 mil mais caro que o Limited Flex e mais barato que todas as versões diesel.
Dobro do Corolla Cross
Mas carros chineses sempre apresentaram preço mais baixo que os rivais e lista de itens de série generosa. Será que dessa vez teria algum diferencial a mais? E já respondo de antemão: sim. Seu conjunto híbrido combina motor 1.5 quatro cilindros turbo a um motor elétrico na dianteira para entregar 243 cv e 54 kgfm de torque.
Contudo, durante os testes que fizemos com o carro, levando o consumo ao limite da eficiência, ele chegou a marcar 19,2 km/l. Claro que ninguém andará com ar-condicionado desligado e vidros fechados em uma manhã de verão e otimizando ao máximo o consumo, mas já é uma ideia de onde esse carro pode chegar.
![GWM Haval H6 HEV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/haval_h6_9751_edited-750x450.jpg)
Entrega linear
O interessante do conjunto do Haval H6 é que ele é bastante suave. Tal qual a versão híbrida plug-in, o conjunto privilegia sempre o uso do motor elétrico em detrimento do combustão. Isso faz com que ele tenha entrega rápida de torque e funcione de maneira bastante linear. Não é possível sentir a transição entre os dois motores, apenas ouvindo o ronco do 1.5 entrando.
O interessante é que ele é um carro forte, fazendo acelerações surpreendentemente ágeis para um modelo híbrido comum. Até porque, chega aos 100 km/h em 7,9 segundos: bem mais rápido que Taos, Compass e Corolla Cross (todos na casa dos 9 segundos altos). A transmissão tem duas marchas apenas para economizar combustível.
Isso fez com que o Haval H6 se tornasse um carro muito na mão e prazeroso ao volante. Ele encara altas velocidades com compostura e sólido como um transatlântico. Nas curvas, sua carroceria corpulenta faz com que ele queira pender para os lados, mas se mantém surpreendentemente firme e comportado.
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Nova referência
No quesito acabamento, o Jeep Compass sempre foi o rei dos SUVs médios, mas o GWM Haval H6 está pronto para assumir esse posto. Toda parte superior do painel é emborrachada, enquanto as partes intermediárias recebem couro. As portas são bem forradas e macias, menos atrás, onde há plástico duro.
O modelo recebe encaixes muito bem feitos e plásticos, quando estão presentes, são de qualidade. A GWM poderia só ter trocado o revestimento preto piano por outra textura, como no H6 GT. Até porque suja muito fácil e fica recheada de marcas de dedo. O volante também é outro ponto: é grande demais e com aro fino.
O painel de instrumentos digital é bom, mas tem gráficos com pixels aparentes e um tamanho um pouco menor do que seria o ideal. É uma alternativa ao do Compass e do Taos, mas sem ser melhor do que eles nesse quesito. Há de pontuar ainda que nenhuma saída de ar consegue direcionar o vento direto ao rosto do motorista.
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Salão de festa
Apesar de concorrer com Taos, Corolla Cross e Compass, o Haval H6 tem porte de Tiggo 8 e Commander. Isso faz com que ele seja muito espaçoso. Muito mesmo. A fileira de trás tem níveis Nissan Versa de espaço. É possível cruzar as pernas mesmo atrás de um motorista bem alto. Piso plano ainda ajuda o terceiro passageiro a não passar aperto.
Na frente, a gama de ajustes é boa, ainda que o volante pudesse melhorar em mais distância para o ajuste de profundidade. Há comandos elétricos para ajustes dos dois passageiros dianteiros. Destaque ainda para o teto solar panorâmico de série, que ocupa boa parte do teto e deixa o interior arejado.
Recheio tecnológico
Para enfrentar rivais muito bem equipados, o GWM Haval H6 HEV vem lotado de itens de série. Alguns merecem destaque, como o park assist capaz de parar em vagas de 45° mesmo sem nenhum carro em volta. Há ainda assistente de manobra reversa, que faz o carro voltar sozinho a um ponto inicial de ré, como os BMW.
Veredicto
Bonito, bem equipado, bom de dirigir, maior que os rivais, acabamento bem feito e preço na medida. São diversos superlativos que o GWM Haval H6 está carregando em seu porta-malas. Mas para fazer sucesso dependerá única e exclusivamente de uma coisa: vencer o preconceito chato do brasileiro com marcas novas, especialmente chinesas.
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