![Toyota Corolla Cross japonês [divulgação] Toyota Corolla Cross japonês [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/02/toyota_corolla_cross_hybrid_11_edited-990x556.jpg)
O segmento de SUVs de sete lugares está bombando nos últimos tempos, especialmente na Índia. Por lá, a oferta de modelos com assentos no porta-malas cresceu vertiginosamente, tanto que até modelos subcompactos como o Kia Sonet trazem essa variante. Prova desse crescimento é que a Toyota trabalha em um Grand Corolla Cross com 7 lugares.
Lá na Índia, a transformação de SUVs compactos e médios em modelos de sete lugares é comum. A Hyundai tem o Alcazar, que é um Grand Creta, enquanto Tata conta com o Gravitar, versão alongada do Harrier, e a Jeep vende o Commander como Meridian. Para não ficar de fora dessa briga, a Toyota vai esticar o Corolla Cross.
Segundo informações da revista Autocar, o Grand Corolla Cross terá entre-eixos esticado dos atuais 2,64 m para algo próximo ao da minivan Innova Hycross, que conta com 2,85 m nessa medida. É especulado que a versão de sete lugares do SUV médio cresça 15 cm ao todo, tendo traseira alongada junto do entre-eixos esticado.
Híbrido mais potente, suspensão melhor
Essa flexibilidade da plataforma TNGA-C permitirá à Toyota escolher se equipará o Grand Corolla Cross com suspensão traseira multilink como o Corolla sedã ou se manterá o layout de eixo de torção usado pelo SUV em países emergentes como o Brasil. Outra parte mecânica que mudará será a motorização.
Caso seja vendido no Brasil – e há chance – o Grand Corolla Cross deverá manter o 2.0 aspirado e deixar o híbrido para o cinco lugares. Por enquanto não há planos de tropicalizar o novo conjunto híbrido mais potente. Visualmente, o novo SUV de sete lugares terá traseira totalmente diferente e pode adotar a frente da versão japonesa ou da híbrida americana que ilustram a matéria.
>>GWM terá parrudo Big Dog em duas gerações ao mesmo tempo
>>Esses são os visuais que a Toyota jogou fora na última mudança da Hilux
>>Limited Diesel é a versão definitiva do Jeep Commander | Avaliação