O GP de Mônaco conseguiu ser uma das melhores corridas da temporada de 2023. Porém, nem mesmo a chuva foi capaz de derrubar o domínio da Red Bull e de Max Verstappen, que venceu mais uma vez e conseguiu a segunda vitória no principado.
Para Fernando Alonso, que sonhava em voltar a vencer depois de uma década, restou se contentar com a segunda posição. Se a Aston Martin não tivesse colocado pneus de pista seca na primeira parada do espanhol, o obrigando a voltar na volta seguinte para colocar os pneus intermediários, talvez a distância entre os dois primeiros fosse melhor.
Destaque também para Esteban Ocon, que ficou em terceiro e celebrou como se tivesse sido campeão mundial. O francês fez uma prova sem erros, e o pódio foi merecido, coroando a ótima atuação.
Decepções
Se os três primeiros levam os merecidos destaques, a lista de decepções do GP de Mônaco é longa. A começar por Sergio Pérez, que estragou sua classificação ao bater, revelou o segredo do assoalho do carro da Red Bull e ainda fez uma corrida bastante discreta, não conseguindo escalar o pelotão. Por mais difícil que seja ultrapassar em Mônaco, dava para ter tido um desempenho melhor.
Lance Stroll também passou vergonha na hora da chuva. Ele acertou todos os muros possíveis e precisou abandonar, já que o carro estava todo danificado. E como não poderia deixar de ser, a Ferrari conseguiu terminar atrás da Mercedes na prova, fazendo péssimas escolhas para as paradas de seus pilotos. Sem contar que Sainz quase abandonou ao errar uma curva, mas evitou uma colisão mais forte.
Com este cenário, a Fórmula 1 supera o GP de Mônaco e já pensa na corrida da Espanha, que acontece no próximo domingo. Em um autódromo convencional, será possível saber se as mudanças na Mercedes surtiram algum efeito, ou se a equipe vai seguir patinando. Enquanto isso, Max e a Red Bull seguem dando passos largos para o título, que é só questão de tempo.
Veja a classificação do GP de Mônaco aqui.
>> Lesmas sobre rodas: conheça os 10 carros mais lentos do Brasil
>> Jeep Renegade vai ser investigado pelo Procon por problemas mecânicos
>> 5 carros populares baratos que poderiam ser vendidos no Brasil