Preocupado com a situação ambiental de seu território, o governo francês criou um programa especial para os carros elétricos populares. A partir de 1 de janeiro de 2024, o governo irá subsidiar o valor do aluguel dos modelos mais baratos eletrificados. Surpreendentemente, já existem automóveis no programa com preços a partir de R$ 214.
Agora, montadoras como a Opel, Peugeot, Renault, Citroën e Fiat já possuem um atrativo a mais em seu portfólio eletrificado. Esse incentivo não precisa de entrada e as entregas já começam no primeiro dia do próximo ano. Para quem quiser participar da ação, existem algumas regras impostas pelos governantes. A renda anual precisa ser limitada em 15.400 euros, cerca de R$82,6 mil, rodar mais de 8 mil quilômetros por ano e morar a mais de 15 quilômetros do trabalho. Com essas informações, cerca de 50% da população francesa é apta para entrar no programa.
Esse contrato tem prazo de três anos e o público pode comprar algum dos carros após todo esse período. A proposta ainda traz inclusa o custo do seguro e cobrirá o contratante em caso de desemprego, invalidez e até morte. Contudo, os modelos precisam ser fabricados na Europa ou na França e os populares serão os mais beneficiados em um primeiro momento. Aliás, até automóveis que tenham sido convertidos a eletricidade há três anos e meio são elegíveis para este programa. Vale dizer que eles os veículos serão oferecidos ao público pelas locadoras.
Era pra pagar mais
Todo este projeto foi anunciado no final de outubro de 2022 pelo presidente Emmanuel Macron. Na época, o pagamento disponibilizado era de 100 euros, aproximadamente R$ 536 para os motoristas de baixa renda. Mas, para 2024, o valor caiu drasticamente e está estacionado em 40 euros, ou cerca de R$ 214.
A maioria dos carros mais baratos e que já estão participando do programa governamental fazem parte do grupo Stellantis. O mais barato é o Renault Twingo e-Tech de 40 euros. Ele recebeu recarga gratuita por 6 meses e manutenção incluída no valor. Depois chegam o Citroën ë-C3 de 54 euros, Fiat 500e de 89 euros, Opel Corsa-e de 94 euros e por fim o Peugeot e-208 de 99 euros.
Será que esse incentivo daria certo no Brasil? Você gosta dos carros elétricos? Conte nos comentários
>>C4 Cactus THP vs. Renegade Sem Nome | Comparativo
>>Omoda 5 elétrico chegará ao Brasil na metade de 2024
>>Briga entre CEO’s da Tesla e Disney sobra até para o público