Destaque

Gigantesco Jeep Wagoneer ganha versão maior ainda

Jeep diz que se esforçou para que os novos Wagoneer L e Grand Wagoneer L não parecessem um busão, mas carregam quase tanta gente quanto um

Jeep Grand Wagoneer L [divulgação]
Jeep Grand Wagoneer L [divulgação]

Nada que já não é absurdamente enorme que não possa ficar ainda maior? A Jeep decidiu colocar um pouco mais de fermento no Wagoneer e seu irmão de luxo Grand Wagoneer para lançar uma variante com entre-eixos esticado do maior SUV do grupo Stellantis. Ele é tão grande, que quase tem o mesmo comprimento de uma RAM 1500.

Em relação ao já enorme Wagoneer, a nova versão L tem comprimento ampliado em 17,8 cm  totalizando absurdos 5,78 m. Um Toyota SW4, que é considerado um SUV grande no Brasil, tem 4,79 m de comprimento – praticamente 1 metro a menos que o Jeep. Já a RAM 1500, o maior carro que pode ser dirigido com carteira B no Brasil, bate os 5,92 m de comprimento.

Jeep Grand Wagoneer e Grand Wagoneer L [divulgação]
Jeep Grand Wagoneer e Grand Wagoneer L [divulgação]
Com isso, Wagoneer L e Grang Wagoneer L ganharam cada um 91 kg a mais na balança, totalizando 3.041 kg na versão mais recheada de todas. A ampliação de área útil melhorou o tamanho do porta-malas. Agora, o SUV da Jeep leva 447 litros no porta-malas com as três fileiras em uso. Com a terceira fileira abaixada, chega a 1.192 litros de capacidade.

Grand Wagoneer L [divulgação]
Mark Allen, líder do departamento de design da Jeep, afirmou que ele e sua equipe esticaram o Wagonner elegantemente, de maneira a evitar que o SUV gigantesco parecesse com um ônibus escolar. Para isso, deixou as portas traseiras maiores e o terceiro vidro com recorte na parte traseira levemente elevado. O resultado até lembra o Jeep Commander brasileiro.

Grand Wagoneer L [divulgação]

Novo seis cilindros Jeep

Outra novidade que a Stellantis deu aos SUVs um novo motor 3.0 seis cilindros em linha biturbo. No Wagoneer L são 426 cv 64,7 kgfm de torque, enquanto no Grand Wagoneer L a cavalaria sobe para 517 cv e o torque vai a 69,2 kgfm. Em ambos, a transmissão é automática de oito marchas.

Grand Wagoneer L [divulgação]
A Jeep estuda, mas ainda não confirma se venderá ou não o Wagoneer e o Grand Wagoneer no Brasil. A versão esticada L tem menores chances de ser vendida por aqui, dado que o SUV full-size já é enorme demais para as nossas ruas, quem dirá a variante ainda maior.

>>Jeep não venderá o mini Renegade elétrico no Brasil

>>Compass 4xe híbrido tem impulso (elétrico) que faltava | Impressões

>>Jeep Grand Cherokee 4xe será o segundo SUV híbrido da marca no Brasil