Desde 1º de janeiro de 2024, os carros 0km precisam vir equipados de fábrica com os controles de tração e estabilidade. Antigamente, esse item equipava apenas os modelos mais sofisticados e luxuosos, contudo agora precisam vir até nos automóveis mais acessíveis e menos caros.
Em primeiro lugar, é bom deixar claro que são recursos diferentes. Eles possuem um objetivo em comum, que é deixar o veículo mais seguro. O controle de tração não permite que uma roda do modelo gire em falso e ele conta com o auxílio do freio ABS. Em cada roda do veículo existe um sensor que é capaz de entender que a roda está sem aderência. Dessa forma, ele reduz o torque para que o condutor tenha mais segurança.
Um exemplo é quando o automóvel passa por uma rua molhada ou cheia de lama, logo o controle de tração entra em ação e auxilia em todo este trajeto. Já que uma roda fica sem aderência, o TSC, sigla do recurso, já envia força para outra roda. Por sua vez, o controle de estabilidade é bem íntimo do sistema de freios do modelo. Além de deixar o automóvel mais seguro, esse recurso não deixa que o motorista perca o controle da direção ao fazer curvas mais acentuadas.
Carros 0km precisam vir com os controles em 2024
Este controle de estabilidade entende como está a rotação de cada roda do veículo e caso uma delas perca a aderência, o controle logo aciona os freios para que a trajetória do modelo seja feita com toda a segurança. Desse modo, o carro não roda e nem sai da curva.
É válido ressaltar que os controles de tração e estabilidade atuam em conformidade para a estabilidade do modelo. Eles cuidam para que as rodas não patinem e realizem a trajetória da maneira correta. Assim, o motorista e seus passageiros podem transitar com segurança e conforto. Com a nova norma do Governo Federal, modelos como os Fiat Mobi, Argo, Cronos e os Renault Stepway já passaram a virem equipados com os itens em sua linha 2024.
Você sabia como funcionavam esses controles? Tem alguma dúvida sobre manutenção? Conte nos comentários
>>Nova Royal Enfield Shotgun vai custar menos que a Super Meteor 650
>>BYD não para e anuncia a chegada de outro veículo ao Brasil
>>Futuros carros da BYD não terão freio e nem coluna de direção