Destaque

França vai taxar carros poluentes no valor de um Commander

A partir de 2024, a França vai cobrar uma multa alta para carros movidos a combustão e que poluem muito o meio ambiente

Jeep Commander [divulgação]
Jeep Commander [divulgação]

A França vai pesar a mão contra os carros mais poluentes. A partir de 2024, uma nova medida para combater os altos níveis de emissões dos veículos vai entrar em vigor no país europeu. Os compradores de carros altamente poluentes serão penalizados com uma taxa progressiva que pode chegar a até 60 mil euros, que dá cerca de R$ 322 mil na cotação atual, ou o preço de um Jeep Commander top de linha.

A isenção dessa taxa será concedida apenas aos modelos que emitirem até 117 g/km de CO2. Essa quantidade é equivalente ao que é emitido por alguns SUVs compactos vendidos no mercado brasileiro.

Para os demais veículos, as multas cobradas pela França serão graduais. A barreira dos 1.000 euros será ultrapassada pelos veículos que emitem 141 g/km de CO2. Esse valor é equivalente a poluição emitida pelos hatches esportivos.

Toyota GR Corolla [divulgação]
Toyota GR Corolla [divulgação]

O limite de 193 g/km de CO2 acarretará em uma multa de 50 mil euros. Acima desse valor, a multa aumenta para 60 mil euros. As picapes com motor V8 a gasolina e os supercarros não híbridos facilmente ultrapassam esse limite. As multas já eram pesadas na regra atual, já que poderiam chegar a 50 mil euros, mas vão ficar ainda mais pesadas a partir do próximo ano.

Anteriormente, havia um limite de taxação de 50% do valor do veículo, mas essa regra não será mais aplicada. Além disso, a nova medida se aplica tanto a carros novos quanto aos usados importados. 

Ferrari Purosangue [divulgação]
Ferrari Purosangue [divulgação]

No entanto, há um alívio para os proprietários de veículos usados. A multa terá um desconto de 5% para cada ano em que o modelo foi registrado. Apenas veículos com 20 anos ou mais estarão isentos dessa taxa, preservando assim os colecionadores e entusiastas automotivos.

SUVs grandes também serão multados na França

Além dos índices de poluição, a França vai multar carros muito grandes e pesados. O país vai cobrar 10 euros por cada kg acima dos 1.600 kg. Dessa forma, SUVs e picapes maiores podem facilmente entrar nessa taxação. E até os híbridos podem acabar sendo taxados a partir de 2025. No entanto, os carros que tenham autonomia elétrica superior a 50 km podem ganhar um desconto, por conseguirem rodar sem emitir nenhum poluente.

O que achou dessa medida do governo da França? Deixe nos comentários a sua opinião. 

.

>> Hyundai e Kia são investigadas por recall devido risco de incêndio

>> Porsche Panamera ganha novo visual e motor híbrido mais forte

>> Strada Ranch vende mais que Ultra, mas Endurance domina