Vendido no Brasil durante cinco de suas oito gerações, o Ford Fiesta já tem data para morrer globalmente. O cultuado hatch compacto já está em sua última forma e deixará de ser produzido pela Ford no meio de 2023. Sua morte acontecerá por conta da eletrificação, o que fará com que o Focus também deixe de existir. Mas sua ida ao INSS está marcada para depois.
Segundo informações da Auto Express, o Ford Fiesta vai deixar de ser produzido em meados de 2023 por conta da renovação da fábrica. Hoje ele é feito em Cologne, na Alemanha. A planta será reformada para receber a plataforma modular MEB da Volkswagen e iniciar a produção de carros elétricos da Ford que usam a base da rival germânica.
A plataforma do Fiesta, contudo, ainda sobreviverá alguns anos. O SUV compacto Puma, que substituiu o EcoSport em diversos mercados, seguirá em linha. Ele é produzido em Craiova, Romênia, não sendo afetado pela estratégia de eletrificação total da Ford. Só que o SUV terá uma versão elétrica em breve, que conviverá com o modelo a combustão.
Futuro dos hatches
Ainda não é certo o que a Ford fará com o espaço deixado pelo Fiesta, que morre em 2023, e pelo Focus, que será descontinuado em 2025. A marca pode preparar um novo hatch elétrico com medida intermediária entre os compactos e médios para suprir a falta que Fiesta e Focus farão. Contudo, o Puma elétrico deve assumir o posto de ambos ao menos por enquanto.
Stuart Rowley, chefe de transformação e qualidade da Ford na Europa, afirmou à revista que “esse não é o fim da nossa jornada [com hatches compactos]. Nós venderemos somente carros elétricos de passeio a partir de 2023. Estamos de olho para desenvolver planos futuros”. Ou seja, um novo modelo, com um novo nome, pode surgir no lugar do Fiesta no futuro.
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