A Ford está buscando se adaptar às mudanças no mercado automotivo e deve investir em veículos elétricos menores e mais acessíveis. O CEO da empresa, Jim Farley, deixou claro que essa é uma meta inegociável durante a Conferência Automotiva Global da Wolfe Research em Nova York.
Farley destacou a importância de lançar um novo veículo elétrico que seja acessível e lucrativo nos primeiros 12 meses de lançamento. Ele enfatizou que não deseja um plano “meia-boca”, mas sim um plano real e eficiente. Caso sua equipe não consiga executar esse plano, o carro não será lançado.
A decisão da Ford de investir em veículos elétricos menores se deve à demanda dos consumidores por opções mais econômicas. Farley afirmou que, segundo as pesquisas, os clientes desejam veículos elétricos menores do que o SUV Escape, desde que sejam funcionais e atendam às suas necessidades diárias.
A busca da Ford por veículos elétricos menores também visa competir com as montadoras chinesas, que estão se destacando no mercado de veículos elétricos na China e podem entrar no mercado dos EUA em breve.
Plano da Ford
Para alcançar esses objetivos, a Ford anunciou recentemente o desenvolvimento de uma nova plataforma de baixo custo para veículos elétricos. A intenção é produzir um SUV elétrico compacto e acessível para competir com modelos semelhantes da Tesla e de outras montadoras chinesas, como a BYD.
No entanto, vale ressaltar que as montadoras americanas historicamente não tiveram sucesso na produção de carros compactos. No passado, elas enfrentaram dificuldades para competir com montadoras japonesas como Honda e Toyota nesse segmento. Tanto que em 2018 a Ford mudou sua estratégia e decidiu se concentrar em caminhonetes e utilitários esportivos, embora a estratégia tenha sido alvo de críticas de alguns especialistas.
Apesar dos desafios, a Ford está determinada a se adaptar às mudanças no mercado automotivo e garantir sua competitividade. A empresa reconhece que os veículos elétricos menores e mais acessíveis são uma tendência crescente e que é necessário oferecer opções que atendam às demandas dos consumidores.
Acha que a Ford está certa em mudar sua estratégia de mercado? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Chevrolet Corvette apreendido torna-se viatura policial
>> Ford transforma Transit em um esportivo pintado de verde
>> 5 caminhonetes esportivas feitas para acelerar nas pistas