Automobilismo

Ford Ranger ganha versão estilo baja, com base na Raptor

Versão da picape foi desenvolvida pela Ford Performance para competir na corrida Score International Baja 1000

Ford Performance [divulgação]
Ford Performance [divulgação]

A Ford Performance apresentou uma versão ainda mais insana da Ranger Raptor, que foi preparada para competir no Score International Baja 1000. O Baja 1000 é um evento realizado anualmente na Península da Baja Califórnia, sendo uma das corridas off-road mais conhecidas do mundo, sancionada pela Score International.

O desenvolvimento da versão baja da picape foi realizado entre o time Performance da marca do oval azul junto com a australiana Kelly Racing. A picape participará de um evento que será realidade dia 18 de novembro. De acordo com informações divulgadas pela norte-americana, a picape foi testada na Austrália antes de ser enviada para os Estados Unidos. Nos EUA, a picape passou pela fase final de desenvolvimento de testes.

Com base na versão Raptor, a Ranger das imagens recebeu mudanças específicas para participar de provas da Score. A Ford não citou as informações, mas pelas imagens se observa que a picape recebeu um snorkel no lado esquerdo e um novo para-choque dianteiro, com um peito de aço. Há ainda quebra-mato e luzes auxiliares nas extremidades do capô. Nas laterais, a picape recebe novas rodas e pneus, além de ser toda adesivada com patrocinadores e o nome da picape e da versão.

Ford Performance [divulgação]
De traseira, ela perde a tampa da caçamba, ganha dois pneus de estepe e novas luzes auxiliares montadas acima da janela traseira. Há ainda uma caixa com algumas ferramentas para a troca dos pneus, por exemplo. Na mecânica, uma das novidades é que a picape seguirá o regulamento da competição ao usar uma mistura de um terço de biocombustível da Shell.

O combustível une etanol e bionafta, que são combustíveis de baixa emissão de poluentes. “Demonstrar combustíveis de baixo carbono em configurações de desempenho como o Baja 1000 pode ajudar a escalar os biocombustíveis e outras tecnologias de energia limpa mais rapidamente e ajudar a torná-los mais disponíveis e acessíveis para todos”, disse a diretora global de Sustentabilidade, Conformidade e Homologação da Ford, disse Cynthia Williams.

>>BYD quer comprar a fábrica da Ford em Camaçari

>>Ford apresenta um novo motor 6.8 V8 de 411 cv na Super Duty

>>Ford comemora marco de 1 milhão de Rangers feitas na Argentina