Apesar de a nova geração já estar em testes e em vista de ser logo lançada no Brasil, a Ford deu um último suspiro para a atual Ranger. Com o lançamento da inédita Ranger FX4 por aqui, a gama de variantes da picape média está completa até a derradeira atualização. Com vocação off-road clara e alguns toques da versão Limited, ela é a Storm chique.
Itens de série
Partindo de R$ 288.990, a Ranger FX4 é exatos R$ 36.550 mais cara que a Storm. A justificativa da marca para o acréscimo é a lista de opcionais mais generosa e o visual mais elegante. Elementos mais marcantes são faróis com projetores e LEDs diurnos, bancos em couro, além de maçanetas e retrovisores pintados.
De série, a FX4 vem equipada com ar-condicionado digital de duas zonas (que não é mais item de série na Storm), banco do motorista elétrico com ajuste de lombar manual, sensor de chuva, diferencial traseiro blocante, sete airbags, controle adaptativo de carga e painel de instrumentos parcialmente digital, partida remota e chave presencial.
Há um único opcional que é o kit e rodas de 17 polegadas da Ranger Storm com pneus Pirelli Scorpion AT+, mais voltados ao fora de estrada, que elevam o preço da FX4 para R$ 290.990. No preço padrão de R$ 288.990 ela traz rodas de 18 polegadas com pneus ATR de uso misto.
Motor
O motor é o mesmo das versões XLT, Storm e Limited: trata-se do 3.2 Duratorq cinco cilindros em linha turbo diesel. Ele entrega 200 cv e 47,9 kgfm de torque, agora auxiliado pelo tanque de Arla para reduzir a emissão de poluentes. Com isso, a Ford não alterou a performance da Ranger FX4 (e das demais versões da picape na linha 2023) em relação ao modelo 2022.
Visual
O que mais diferencia a Ranger FX4, no entanto, é seu visual. A picape traz grade frontal exclusiva em preto brilhante, mesmo tom usado nos retrovisores, maçanetas, abertura de ar falsa na lateral, para-choque traseiro e nas rodas de liga-leve (17 ou 18 polegadas, dependendo do pacote).
O logo FX4 vem na lateral em um adesivo nas portas, assim como em um emblema na traseira. Outra exclusividade da Ranger FX4 fica por conta do santantônio tubular e dos faróis com LEDs diurnos e blocos elípticos com máscara negra. Até então, esses faróis eram vistos somente na Limited, porém cromados.
Na cabine, a FX4 traz elementos em preto brilhante e bancos revestidos em couro com costura Laranja. A central multimídia é a SYNC3, mais moderna e com tela de melhor definição.
>>Carros da Toyota ficaram (um pouco) mais baratos com redução do IPI
>>Honda, Ford, Toyota e outras boicotam Rússia na guerra da Ucrânia
>>Flagra: nova geração da Ford Ranger já roda em testes no Brasil