A Ford não esconde de ninguém que já está cozinhando a nova geração da Ranger. Esperada para algo entre 2022 e 2023, a picape média terá uma nova versão Raptor com potência para desbancar com facilidade a Volkswagen Amarok V6. As próximas Amarok e Ranger, vale lembrar, serão frutos de um projeto compartilhado.
Segundo o Ford Authority, a nova geração da Ford Ranger Raptor trocará o motor biturbo diesel por um propulsor a gasolina. Trata-se do V6 3.0 EcoBoost turbo usado pelo Ford Explorer ST e pelo Lincoln Aviator.
Esse motor hoje entrega 405 cv e 57,3 kgfm de torque no Explorer ST. Atualmente a detentora do título de picape média mais potente do segmento é Volkswagen Amarok V6 que traz 258 cv (272 cv com função overboost) e 56,1 kgfm de torque.
Essa versão mais potente da Ranger será acompanhada pela transmissão automática de dez marchas usadas no Mustang e no Chevrolet Camaro. A proposta é oferecer uma variante rápida para o asfalto, mas também para a terra.
Por isso, a nova Ranger Raptor terá suspensão reforçada, carroceria generosamente alargada, para-choques recuados de metal com estilo mais agressivo e alguns outros toques visuais próprios.
Outro lado
Já as versões mundanas da Ranger devem abandonar o motor cinco cilindros 3.2 em favor e um novo quatro cilindros biturbo. O motor será mais econômico e potente que o atual propulsor usado nas versões mais caras da picape média.
Resta saber quando a Ford começará a produzir a nova Ranger na Argentina, de onde será importada para o Brasil. Ficamos na torcida pela versão Raptor, que hoje só não é oferecida no Brasil porque não consegue carregar pelo menos uma tonelada de carga na caçamba por conta de restrições causadas pela suspensão preparada para o off-road pesado.
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