Nesta última segunda-feira (17/04/2023), o Ford Mustang fez seu aniversário de 59 anos de vida. Nesta data ele também foi confirmado como o cupê esportivo mais vendido de todo o mundo, pelo oitavo ano consecutivo. No Brasil o modelo é oferecido em versão única, mas também lidera o seu segmento.
Com seu nascimento em 17 de abril de 1964, o modelo acaba de completar então quase 60 anos de história. Dados foram obtidos pela Ford e pela S&P Global Mobility, com análise que inclui registros de governos e outras fontes que capturam 95% do volume global de novos veículos, em mais de 80 países.
Mais vendido do mundo
E de acordo com essas informações, o Ford Mustang é o cupê esportivo mais vendido do mundo todo pelo seu oitavo ano seguido. Segundo informado pela Ford, seu maior mercado ainda fica nos Estados Unidos, onde obteve 78% das vendas globais.
A montadora de origem norte-americana também destacou que na Alemanha o modelo teve uma alta de 17% nas vendas em 2022. A Suíça teve um aumento de 14,9% nos emplacamentos do modelo, enquanto a Grã-Bretanha teve 14,4% e o Oriente Médio obteve elevação de 7,4%.
Mais vendido no Brasil
Entre seus concorrentes diretos no mercado brasileiro (onde atualmente rivaliza diretamente somente com o Chevrolet Camaro), o Mustang também é líder de vendas. Durante o ano passado ele atingiu um acumulado de 330 unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave.
Parece pouco, mas não é um número ruim considerando seu preço acima de meio milhão de reais e também a categoria esportiva em que ele se encontra. O Camaro, por exemplo, conseguiu somente 53 emplacamentos durante 2022.
Em 2023 (no período de janeiro até março) o icônico muscle car da Ford mostra um acumulado de 101 vendas. Contudo, segundo a montadora do oval azul, desde que o modelo foi lançado oficialmente no Brasil, em março de 2018, já foram mais de 2.500 unidades vendidas.
Ford Mustang Mach 1
Por aqui, em nosso mercado, o modelo é ofertado exclusivamente na configuração especial Mach 1. Custando atuais R$ 566.300, ele dispõe de um grande motor 5.0 V8 aspirado à gasolina, chamado de Coyote. São 483 cv disponibilizados aos 7.250 rpm.
Enquanto isso o torque atinge 56,7 kgfm e está disponível em 4.900 rpm. Com tração traseira, sua transmissão é uma automática do tipo convencional, com 10 velocidades. Curiosamente, esse câmbio foi desenvolvido em conjunto com a Chevrolet, que o utiliza também no Camaro.
>> BYD anuncia que terá fábrica na Bahia, mesmo que não seja a da Ford
>> Novo Ford Territory virá ao Brasil, mas chega primeiro na Argentina