Com vida fácil desde seu lançamento em 2016, a Fiat Toro vê a cada dia novas notícias sobre sua primeira rival de peso. Prestes a ser lançada, a Ford Maverick sofreu vários vazamentos ao longo dos últimos meses, mas nada tão explícito quanto a dianteira revelada pelo fórum Maverick Truck Club.
Pouco a pouco a picape teve sua identidade e visual revelados. Primeiro, no início do ano passado, a tampa traseira vazou e revelou que a rival da Fiat Toro se chamará Maverick. A ira dos puristas foi despertada, pois o nome foi usado por um muscle-car brasileiro (considerado somente um compacto nos EUA).
Depois, imagens da lateral da picape em processo de montagem foram divulgadas. Até então, nenhum detalhe tão comprometedor para o segredo que a Ford tenta guardar como o que aconteceu agora. A foto foi feita em teste da linha de montagem da Maverick em Hermosillo, México.
A linha contava somente com uma unidade da Maverick, já devidamente montada com camuflagem. É possível tratar-se de alguns testes de validação de montagem usando uma unidade desmontada. O que justificaria a presença das camuflagens nesse momento da produção.
Inspiração no Bronco Sport e na futura Ranger
Usando a mesma plataforma do Bronco Sport, a Ford Maverick também se inspirou no SUV médio na hora de compor seu design. Há também forte inspiração na futura geração da Ranger, que vazou antes da hora.
A carroceria é quadrada, com linhas robustas e volumes bem destacados. A dianteira é marcada por faróis em C cortados por um filete da grade frontal. Essa, por sua vez, tem pequenos retângulos com cantos arredondados para formar o desenho interno. Provavelmente receberão acabamento cromado nas versões mais caras.
Destaque para a iluminação full-LED dos faróis – recurso que será adotado pela Fiat Toro agora na reestilização, ao menos nas versões mais caras. Capô reto e alto traz um certo ar de Ranger à Maverick, que será posicionada como menor picape da Ford no mundo.
Diesel ainda é dúvida
Ao contrário da Fiat Toro que é produzida no Brasil, a Ford Maverick será importada do México. Ela terá o mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport, constituído por motores turbo EcoBoost 1.5 três cilindros e 2.0 quatro cilindros. Todos sempre ligados à um câmbio automático de oito marchas.
Há chances de que a Maverick receba uma versão de entrada com motor 2.0 aspirado do EcoSport Storm – esse com câmbio automático de seis marchas e opção de tração 4×4 já pronta. Motor diesel que ainda é dúvida, mas o 2.2 quatro cilindros da Ranger estaria na medida para brigar com a Toro diesel.
>>Flagra: Ford Fusion se transformará em SUV cupê na nova geração
>>Tal qual Fiat Toro, inédita Ford Maverick será apenas cabine dupla
>>Flagra confirma Ford Maverick como nome para rival da Fiat Toro