Ford Maverick poderá dar origem a outros carros: será que vem um SUV?

Além de versões off-road e esportiva, a Ford Maverick pode ganhar outros modelos derivados e expandir o uso do nome

Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]
Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]

Depois de enxugar fortemente sua linha de modelos no Brasil e no mundo, a Ford prepara uma nova expansão. Hoje as grandes estrelas da marca são seus SUVs e picapes, mas a Maverick pode ganhar ainda mais protagonismo nos próximos anos com a criação de uma família de carros derivados dela.

A ser lançada no Brasil em 2022 na versão Lariat FX4, a Ford Maverick terá novas variantes em breve. A picape rival da Fiat Toro já tem em planejamento uma versão mais parruda e com visual off-road. Contudo, Jim Farley, CEO da Ford, se empolgou com a ideia de derivados da Maverick.

Em entrevista ao Automotive News, ele descreveu a picape como “uma nova franquia” para a Ford. Ou seja, haverá diversos modelos derivados como acontece já com os nomes Bronco (com o modelo regular e o Bronco Sport vendido no Brasil) e Mustang (o muscle-car e o SUV elétrico Mach-E).

[divulgação]
[divulgação]
Além da Maverick off-road (Raptor?), outro modelo dado como certo é uma versão elétrica. Provavelmente batizada de Maverick Lightning, o modelo deve surfar no sucesso da variante híbrida e também de sua irmã maior F-150 Lightning. Outra derivação provável é a esportiva ST seguindo os moldes dos Ford europeus.

Maverick SUV?

Indo para o campo das possibilidades remotas, se Farley acredita que o nome Maverick vai se transformar em uma nova franquia da Ford, abre-se a possibilidade de outros tipos de carroceria. Não seria, portanto, difícil de pensar que o projeto de ressuscitar a Courier culmine em uma Maverick Sport.

Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]
Ford Maverick Lariat FX4 [divulgação]
Essa nova picape deve explorar mercados em que a Fiat Strada não atua – da mesma maneira que a Maverick faz na ausência da Toro. Uma caminhonete verdadeiramente compacta e com quatro portas, algo presente somente no Brasil, pode ter potencial em outros mercados, em especial a Ásia.

Já uma versão SUV da Maverick pode explorar uma terceira via no segmento médio da Ford em que ela já tem o urbano Escape/Kuga e o aventureiro Bronco Sport. Nesse caso, o SUV da Maverick poderia contar com sete lugares e ser um concorrente à altura do Jeep Commander. Já que hoje o menor SUV de sete lugares da Ford é o enorme Explorer.

>>Ford descarta Super Duty elétrica, mas Maverick pode ser eletrificada

>>Maverick tem potencial para incomodar a Fiat Toro | Impressões

>>Ranger 2023 nem foi lançada e já tem vários acessórios