Com lançamento oficial aguardado para janeiro, a Ford Maverick 2022 tem dado o que falar. Por aqui, a especulação sobre seu preço tem movimentado as redes sociais. Mas lá nos EUA, a picape rival da Fiat Toro impressiona pelo consumo baixíssimo da versão híbrida. Variante, que vale lembrar, está em estudos para o Brasil, mas não vem agora.
Segundo o órgão regulador dos EUA que faz medições de consumo, parecido com o CONPET Inmetro no Brasil, já fez suas medições. Nela, a Maverick Hybrid consegue fazer 17,8 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Com tanque de 62,7 litros, ela tem autonomia máxima de 805 km, segundo os cálculos do órgão.
Entretanto, um dono de uma Maverick Hybrid conseguiu fazer 957 km com um tanque e gasolina. E detalhe: ainda havia combustível na reserva suficientes para rodar mais 38,6 km. Ou seja, faltaria muito pouco para a picape cumprir 1.000 km com um tanque.
O percurso feito pelo usuário do clube Maverick Truck Club mostrou bons resultados em economia. Ela fez média de 18,8 km/l. O computador de bordo ainda indicou que 432,9 km foram rodados usando apenas energia. Já o modelo que será vendido no Brasil com motor 2.0 turbo a gasolina tem média de 10,6 km/l em ciclo misto cidade e estrada.
Relatos no fórum mostram que ele não é o primeiro a atingir números tão expressivos de consumo na Maverick. É comum conseguir rodar pelo menos 900 km com tanque cheio em um uso normal.
Vale lembrar que a picape híbrida da Ford tem sistema tradicional, que não é carregável em tomada, como os irmãos Toyota Corolla e Corolla Cross. No caso da Maverick Hybrid, ela combina motor 2.5 a gasolina com 164 cv e 21,4 kgfm de torque a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Combinados, rendem 193 cv geridos por um câmbio CVT.
>>Ford Maverick é registrada em versão parruda Tremor
>>Everest 2022 (SUV da Ford Ranger) aparece em primeiras imagens
>>VW Amarok 2023 aparece em teaser e prova ser diferente da Ford Ranger