Desde que o segmento de picapes intermediárias foi criada pela Renault Oroch e popularizada pela Fiat Toro, nenhum modelo nessa categoria se atreveu a mudar o layout: cabine dupla e carroceria monobloco. E não será a Ford Maverick a mudar esse paradigma.
Segundo informações obtidas pelo Ford Authority, a Maverick terá cabine dupla em toda as versões. A estratégia é a mesma da Fiat Toro que nunca foi cogitada com cabine simples – tarefa atribuída à sua irmã menor Strada.
Na Ford, a picape média Ranger e a grandalhona F-150 possuem versões com cabine simples, cabine estendida e cabine dupla. No caso da F-150 ainda há variante Crew Cab, que é uma cabine dupla espichada. Na Maverick, apenas cabine dupla.
Isso se deve ao caráter mais urbano e voltado ao uso recreativo da picape intermediária. Ela compartilhará a plataforma C2 do Focus, Bronco Sport e Escape. Com isso, espere por medidas muito semelhantes às da Toro, que é derivada de uma plataforma de SUVs de porte médio (Compass) e compacto (Renegade).
Ela será equipada com motor 1.5 EcoBoost três cilindros turbo e 2.0 EcoBoost quatro cilindros turbo nos EUA. É esperado o uso de algum tipo de motor diesel no Brasil, visto que o segmento de picapes demanda isso.
Pode ser o 2.2 quatro cilindros turbo da Ranger ou o novo 2.0 turbo diesel que está em desenvolvimento para a próxima geração da picape média. O que é certo é a presença de transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas.
A Ford Maverick será produzida em Hermosillo, México, de onde sai também o Branco Sport. Isso encurta a distância entre o Brasil e a rival da Fiat Toro. Ela deverá ser um dos grandes destaques da marca norte-americana entre 2021 e 2022 no nosso país e finalmente tirar o sono leve da picape italiana.
>>Nissan quer irmã menor da Frontier rival de Fiat Toro e Ford Maverick
>>Flagra confirma Ford Maverick como nome para rival da Fiat Toro
>>Projeção: Ford Maverick 2021 será a tão desejada rival da Fiat Toro