O Ford GT MK IV 2023 é mais uma série especial do supercarro apresentada neste ano. Como o nome do carro sugere, ele presta homenagem ao clássico GT40 MK IV de 1967, que teve a aerodinâmica retrabalhada e era mais longo que o modelo anterior. O resultado nas pistas foi o mesmo de 1966, com o carro vencendo a segunda 24 Horas de Le Mans consecutiva.
E a fórmula usada no GT atual é a mesma. A aerodinâmica foi toda retrabalhada para o carro ter um desempenho superior. Por não ter faróis, apenas uma discreta assinatura em LED no local, e nem retrovisores, o modelo é exclusivo para as pistas.
Além da aerodinâmica retrabalhada, o GT MK IV será mais potente que as demais versões. A Ford diz que o carro terá mais de 800 cv e motor EcoBoost biturbo exclusivo. No entanto, nenhum detalhe adicional sobre o propulsor foi revelado. Mas a tendência é que seja maior do que o V6 de 3.5 utilizado no GT padrão.
Segundo a fabricante, foi adicionada uma transmissão de corrida, o entre-eixos foi alongado e a suspensão é a Adaptive Spool Valve (ASV) da Multimatic. Todos esses detalhes prometem fazer o carro ter um desempenho em pista bem melhor.
Por mais que seja uma série comemorativa e que reverencia o legado do esportivo, este é o canto do cisne do Ford GT. A terceira encarnação do icônico modelo está dando adeus e esta será a última versão dedicada às pistas.
Serão apenas 67 unidades fabricadas, todas construídas à mão, cujo preço será de US$ 1,7 milhão – ou cerca de R$ 8,9 milhões na cotação atual. As estregas vão começar na metade do primeiro semestre de 2023.
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