Destaque

Este Ford Gol destruiu com a Autolatina

Ford tentou ter o seu Gol bolinha, mas a Volkswagen não gostou e o resultado foi o fim do casamento entre as duas empresas

Ford Gol G2 [reprodução]
Ford Gol G2 [reprodução]

O Gol de segunda geração, popularmente conhecido como Bolinha, foi um dos maiores sucessos da história da Volkswagen brasileira. Lançado em 1994, o modelo rejuvenesceu o hatch, além de ter gerado outros dois modelos de sucesso: a VW Parati e a VW Saveiro G2.

No entanto, por muito pouco a Ford não teve sua versão do Gol Bolinha. O carro da foto postada na página German Garage BR do Facebook é a prova disso. Trata-se do protótipo feito pela Ford brasileira, e que causou uma enorme confusão entre as duas gigantes montadoras.

Para entender a história, é preciso voltar um pouco no tempo. No fim dos anos 1980, VW e Ford se uniram para criar a Autolatina. A ideia era que as empresas desenvolvessem projetos juntas, em uma joint venture que visava modernizar o portfólio das empresas e reduzir os custos de produção.

Ford Gol G2 [reprodução]
Ford Gol G2 [reprodução]

O resultado da união fez surgir diversos veículos gêmeos, como o VW Apollo e o Ford Verona, além de VW Logus/Pointer e Ford Escort, sem contar VW Santana e Ford Versailles. Por isso, quando a marca alemã começou o projeto da segunda geração do Gol, era natural que a Ford também tivesse a sua versão do hatch, principalmente porque na época não havia nenhum modelo compacto na gama da empresa.

VW diz não para o Ford Gol

Acontece que a situação da Autolatina já não era tão boa. As diferenças entre VW e Ford estavam cada vez mais evidenciadas, e o casamento já dava sinais de desgaste quando a marca americana bateu o pé e exigiu que ela tivesse o seu Gol. E como era o principal produto da Volkswagen no Brasil, a montadora alemã simplesmente vetou o projeto, jogando água no chopp dos americanos.

Ford Gol G2 [reprodução]
Ford Gol G2 [reprodução]

A negativa causou um desconforto tão grande que foi um dos motivos que causou a separação da Autolatina. O divórcio foi anunciado ainda em 1994, mas efetivado apenas dois anos depois. Para concorrer com o Gol, a Ford importou o Fiesta de terceira geração e se preparou para começar a fabricar a quarta geração no Brasil assim que possível.

É curioso imaginar que o VW Gol quase teve um irmão gêmeo da Ford. Para diferenciar os dois modelos, é possível que a versão americana fosse posicionada acima do Bolinha, e talvez tivesse as quatro portas já no lançamento, coisa que o Gol só foi ter em 1997.

Ford Gol G2 [reprodução]
Ford Gol G2 [reprodução]

Mas isso fica no campo da suposição. Como o projeto nunca foi para frente, jamais saberemos como o Ford Gol se sairia no mercado e qual seria o seu posicionamento.

>> Ford Territory 1.5 turbo 2024 é apresentado em São Paulo

>> Ford F-150 reestilizada é flagrada sem disfarces

>> Ford admite não conseguir dar conta demanda por Maverick