Destaque

Ford tem atitude radical e define o futuro do motor V8 no Mustang

Pensando nos fãs do Mustang, a Ford definiu qual será o destino de seu muscle car, principalmente nas versões com o motor V8

Ford Mustang Dark Horse [divulgação]
Ford Mustang Dark Horse [divulgação]

O Ford Mustang não deve perder o motor a combustão tão cedo. Nessa semana, a montadora reafirmou seu objetivo de manter o icônico motor V8 em seu muscle car, mesmo com a crescente popularidade dos veículos elétricos. A montadora garante que continuará a construir o motor de combustão interna e não tem planos para substituí-lo no momento.

Mark Rushbrook, diretor global de Ford Performance Motorsport, afirmou que a empresa continuará produzindo o motor V8 enquanto houver demanda por ele. A marca ainda não determinou uma data para aposentar o motor de oito cilindros. O gerente mundial de marca do Mustang, Jim Owens, também afirmou que a Ford está investindo em motores V8 para futuros modelos, mesmo com o aumento da produção de veículos elétricos.

No entanto, a Ford pode ser obrigada a modificar seus planos devido às regulamentações governamentais cada vez mais rigorosas em relação às emissões. Para cumprir essas regras, as montadoras têm reduzido o tamanho dos motores e adicionado turbocompressores. A Ford ainda não revelou seus planos específicos para manter o motor V8 veículo, mas Tim Smith, engenheiro chefe de veículos do Mustang, mencionou que a empresa está constantemente testando novas soluções.

Ford Mustang 2024 [divulgação]
Ford Mustang 2024 [divulgação]

Uma opção que poderia permitir que a Ford continuasse utilizando motores a combustão é o uso de combustíveis sintéticos. Essa tecnologia alternativa está sendo explorada por várias montadoras, incluindo Porsche, Stellantis e Bentley. 

A União Europeia considerou proibir a venda de novos veículos a combustão após 2035, mas, após revisões, aprovou uma exceção para a venda de veículos movidos pelos combustíveis sintéticos. Portanto, é possível que haja espaço para que a Ford continue oferecendo opções com motor de combustão interna.

Ford Mustang Dark Horse [divulgação]
Ford Mustang Dark Horse [divulgação]

E como a Ford vai entrar na Fórmula 1 em 2026, em parceria com a Red Bull, é possível que a categoria seja utilizada para desenvolver seus motores a combustível sintético. Afinal, ele será obrigatório na F1 daqui a três anos, quando entrará em vigor o novo regulamento da categoria.

A nova geração do Mustang tem como objetivo atrair compradores mais jovens para a marca, especialmente agora que o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger serão descontinuados. A Ford acredita que um segmento importante de consumidores valoriza carros esportivos e espera que o Mustang continue sendo uma opção atrativa.

Acha que a Ford está certa em manter o motor V8, ou acredita que já deveria partir para a eletrificação total de seu muscle car? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Que carro deveria ser vendido no Brasil? Pergunta da Semana

>> Chevrolet tira Onix Plus de linha por preconceito com motor 3 cilindros na China

>> Ford Ranger Raptor T-Rex ganha interior bizarro em modificação