Apesar de ter prometido que nunca mais lançaria qualquer tipo de carro que não fosse SUV ou picape, a Ford tem pronto na China o novo Mondeo, o sucessor do Fusion. O sedã grande já foi revelado em suas diversas formas, mas o que mais interessa finalmente se tornou público: o preço. E a surpresa é que ele é mais barato que o Toyota Corolla.
A nova geração do Ford Fusion, chamada de Mondeo na China, será vendida em quatro versões. A de entrada Fashion parte de 159.800 yuan (R$ 120.282), ou seja, mais barato que um Toyota Corolla de entrada que não sai por menos de R$ 145.350. O Mondeo sobe para 179.800 yuan (R$ 135.118) na versão Deluxe.
Já na Extreme, são 199.800 yuan (R$ 150.148), sendo a mais luxuosa do sedã grande. Já a esportivada ST-Line com para-choques exclusivos, teto com pintura contrastante, rodas maiores e detalhes em cores contrastantes no interior, é vendida a 219.800 yuan (R$ 165.255).
Como a conversão nunca é direta e real, até porque existem impostos e outros deveres tributários, vamos comparar com um carro vendido na China e no Brasil. Por lá, um Territory Titanum custa 149.800 yuan (R$ 112.565). Contudo, no Brasil esse SUV não sai por menos de R$ 214.700.
Ou seja, com o Mondeo / Fusion 2023 tendo preços entre 159.800 yuan e 219.800 yuan, com o Territory de 149.800 yuan saindo por R$ 214.700 no Brasil, não seria difícil ver o sedã custando no nosso país algo entre R$ 230 mil e R$ 300 mil. Seria uma faixa de preço interessante e que cobriria o mercado acima dos sedãs médios e ainda abaixo de modelos grandes como Honda Accord e:HEV e JAC E-J7.
Coração de Maverick
A desvantagem que o novo Fusion teria em relação a esses modelos estaria somente na mecânica. Até porque o Accord é híbrido e o E-J7 é elétrico. Na China, o Mondeo é vendido somente com motor 2.0 quatro cilindros turbo EcoBoost, o mesmo de Maverick e Bronco Sport.
Contudo, como cada modelo tem acerto de potência e torque diferentes, isso acontece também com o sedã. Ele tem 238 cv e 38,4 kgfm de torque contra 240 cv e 38 kgfm do Bronco Sport e 253 cv e 38,7 kgfm da Maverick. O câmbio é automático de oito marchas, exatamente o mesmo dos irmãos. Itens que facilitariam a tropicalização do sedã.
>>Audi Amarok? Picape Audi baseada na Ford Ranger pode virar realidade