Ainda que tenha sido aposentado há alguns anos no Brasil, o Ford Fiesta segue firme e forte. E em sua nova geração, o hatch compacto recebeu o primeiro facelift com direito a muitos itens de tecnologia, mas com um grande destaque: motor 1.0 turbo mais potente que do Volkswagen Polo GTS, com consumo inferior ao de um Renault Kwid.
A estrela da linha é o motor 1.0 três cilindros EcoBoost, único movido a gasolina oferecido pela Ford. Ele é oferecido em três versões, sendo apenas a de 100 cv sem auxilio eletrificado. Nas variantes de 125 cv e 155 cv, ele conta com sistema elétrico de 48V que substitui o alternador e fornece um toque a mais de força nas acelerações e ajuda a baixar o consumo de gasolina.
Como resultado, a Ford divulga média de 20,4 km/l para as versões com câmbio manual. Já com a transmissão de dupla embreagem PowerShift (sim, aquela abandonada no Brasil devido ao excesso de quebras) baixa a média para 19,2 km/l. O modelo não eletrificado fica na média de 19 km/l na versão manual – única disponível.
Especialmente destinado à versão esportiva ST, o Fiesta 2022 ainda tem motor 1.5 EcoBoost três cilindros turbo. É uma versão mais avançada do motor que era usado no Ka e no EcoSport no Brasil. Ele conta com 200 cv e 32,7 kgfm de torque, sendo ligado a um câmbio manual de seis marchas.
Tecnologia lá de cima
Como já vem se tornando padrão na Europa, o Ford Fiesta 2022 é recheadíssimo de tecnologia. Ele ganhou alerta de caminho errado, onde ele avisa ao motorista por som e luzes que ele está entrando na contramão. Além disso, tem piloto automático adaptativo com função stop and go, alerta de trafego cruzado, alerta de ponto cego, park assist e reconhecimento de placas.
O novo Fiesta também traz central multimídia SYNC 3 com informações de trânsito ao vivo via conexão por internet. Há Android Auto e Apple CarPlay, mas conectados via cabo. Já o painel de instrumentos passa a ser uma tela de 12,3 polegadas totalmente digital, o qual muda de aparência para cada modo de condução diferente.
Bocão
A reestilização trouxe ao Fiesta 2022 um visual mais ousado. Todas as versões receberam nova grade frontal generosamente maior que antes. O logotipo da Ford saiu do capô e foi para o centro da grade. Cada versão tem trama interna diferenciada e linhas de para-choque diferentes.
Destaque vai para a versão aventureira Active que tem filetes verticais e grade mais quadrada. O para-choque tem filetes cromados saindo da abertura de ar lateral em direção ao centro da peça. Já no ST, as aberturas de ar secundárias são interligadas por plástico preto. Faróis full-LED também mudaram.
Vem para o Brasil?
Nem é preciso dizer que o Ford Fiesta tem zero chances de ser vendido no Brasil. Atualmente ele é feito somente na Europa e uma versão das mais básicas custaria mais de R$ 100 mil se fosse importada para o Brasil. Atualmente a Ford brasileira está focada em SUVs e picapes, por isso o hatch não tem chance por aqui.
>>Ford Maverick Hybrid está à venda no Brasil pelo dobro da Fiat Toro diesel
>>Transit no Brasil terá versões furgão e para até 19 passageiros
>>Ford EcoSport sai de linha nos EUA e agora está por um fio