Automobilismo

Ford surpreende e decide voltar à F1 com a Red Bull

Durante o lançamento do carro da RBR para 2023, a Ford anunciou seu retorno para a categoria a partir de 2026

Red Bull RB19 [divulgação]
Red Bull RB19 [divulgação]

A Ford roubou a cena durante o lançamento do carro da Red Bull. Na última semana, enquanto a marca dos energéticos mostrava o RB19, a fabricante norte-americana fez um anúncio de que será a parceira técnica dos atuais campeões a partir de 2026, quando o novo regulamento de motores entrará em vigor.

Com o anúncio, a Ford é a sexta fornecedora de motor confirmada para daqui três anos. Além dela, a categoria vai ter Mercedes-Benz, Ferrari, Audi, Renault e Honda – que saiu da categoria ano passado. A partir de 2026, a divisão de motores da RBR passará a se chamar Red Bull Ford Powertrains, com as duas empresas trabalhando em conjunto.

No entanto, a situação é curiosa. A Red Bull Powertrains só foi fundada por conta da saída da Honda. Com isso, a empresa dos energéticos optou por comprar a operação de motores dos japoneses e passar a desenvolver o seu próprio propulsor. Agora, com a Ford, todo o aprimoramento feito pela Honda será entregue de bandeja para uma marca rival, o que só prova que a saída dos nipônicos foi muito mal planejada.

Red Bull Ford Powertrains [divulgação]
Red Bull Ford Powertrains [divulgação]
A Honda, inclusive, segue presente no carro da Red Bull. É possível ver o logotipo da empresa na lateral e na frente, onde aparece como HRC, sigla para Honda Racing Corporation. E como os japoneses voltarão ao grid em 2026, a tendência é que essa torta de climão cresça muito nos próximos anos.

Novo carro da Haas

A Haas foi a primeira equipe a mostrar o carro para a temporada deste ano. Poucas imagens foram mostradas, mas a pintura mudou completamente em relação ao bólido do ano passado. Saiu o branco predominante e entrou o preto. Outra mudança na pintura foi a inclusão do novo patrocinador, que marca presença perto da entrada de ar superior.

Haas VF23 [divulgação]
Haas VF23 [divulgação]
Para este ano, o time dos EUA desaposentou o alemão Nico Hulkenberg, que tomou o assento do compatriota Mick Schumacher. Dono da primeira pole da equipe no GP de São Paulo de 2022, Kevin Magnussen segue na Haas neste ano.

>> Super Ford Ka tem 433 cv e tração 4×4 de Audi

>> Honda promete não abandonar os sedãs, ao contrário das rivais

>> Mercedes-Benz CLA passa por mudanças discretas para 2023